Portuguesa lança livro bilingue no Reino Unido para apresentar Portugal ao filho

Londres, 04 dez 2025 (Lusa) – A feira do livro Letras Lusas, em Londres, conta este sábado com a apresentação de um livro bilingue que Soraia Mendes escreveu após o nascimento do filho para lhe transmitir as raízes portuguesas.

Aos 32 anos, a autora, radicada no Reino Unido desde 2019, estreou‑se na literatura infantil com “Portugal ABC”, um álbum ilustrado em português e inglês que junta a aprendizagem da língua com a descoberta da geografia e cultura do país.

Criado durante a licença de maternidade, o livro nasceu da dificuldade em encontrar obras bilingues que dessem a conhecer Portugal a crianças de famílias luso-britânicas, como o filho Lorenzo, agora com nove meses.

Por cada letra do alfabeto, “Portugal ABC” apresenta uma cidade ou vila portuguesa, de norte a sul e ilhas, com ilustrações representativas e pequenos textos em português e em inglês com curiosidades e factos históricos.

Sensível à representação do interior, a autora incluiu localidades como Idanha‑a‑Nova, na Beira Baixa, região de onde é natural, reforçando o objetivo de criar pontes entre o livro e futuras visitas ao país.

Para letras do alfabeto inglês pouco vulgares no contexto português, como K, Y e W, Soraia recorreu a atividades como karaté, windsurf e yoga associadas a locais reais, como a Praia do Guincho ou o Jardim Buddha Éden.

Nas páginas aparece ainda uma personagem que criou, chamada Earth (Terra), cujo cabelo simboliza o planeta e que interage com os leitores com as suas próprias observações.

A obra, que teve edição de autor através de uma plataforma, integra a série “ABC World Explorers”, que a autora já está a pensar expandir com títulos sobre Espanha e França.

“A minha ideia era apenas publicar um livro com foco especialmente no meu filho, mas as ideias foram crescendo, os objetivos aumentando e acabou por se tornar num projeto maior”, adiantou à Agência Lusa.

A autora, que já tinha escrito anteriormente noutros estilos, mas nunca publicado, tem planeado outro livro sobre mitos e lendas de Portugal e uma coleção sobre reis e rainhas, um fascínio que cultiva desde criança.

Outra das motivações de Soraia Mendes, que se mudou para o Reino Unido para fazer um mestrado em terrorismo, crime internacional e segurança, foi partilhar a história e a língua portuguesas com o companheiro britânico, criando livros que pudessem ler juntos ao filho.

“Quero que ele tenha curiosidade em aprender a língua também e que possa partilhar esse descobrimento da língua de Portugal com o nosso filho”, afirmou à Lusa.

Soraia Mendes é uma entre 20 escritores lusófonos que estarão a vender as suas obras na segunda edição da feira do livro Letras Lusas em Londres, a realizar no centro comunitário português, no bairro de Kennington.

O organizador, o jornalista Alcino Francisco, estima que mais de um terço são autores de literatura infanto-juvenil, mas que a diversidade de temas e prosas permite alcançar diferentes tipos de leitores ou compradores.

O evento, no qual vão participar autores de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe, vai incluir uma homenagem póstuma a Gilberto Ferraz (1934-2017) e várias iniciativas de cariz solidário, como a recolha de alimentos e um corte de cabelo para doação à Liga contra o Cancro britânica.

BM // ANP – Lusa/fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top