É a primeira vez que uma diplomata de carreira portuguesa lidera tal instituição, pelo que Ana Paula Zacarias, de 52 anos, não esconde a sua “honra e satisfação”.

“Vai ser interessante do ponto de vista pessoal, e relevante em termos da diplomacia portuguesa e em termos de ser uma cidadão portuguesa que ocupa este lugar, sobretudo, tendo em atenção a similaridade de cultura, a nossa Língua, que espero possa facilitar o contacto entre as autoridades brasileiras e a União Europeia”, comentou a diplomata, em declarações à Rádio Renascença.

Com uma carreira diplomática de 25 anos, Ana Paula Zacarias é atualmente a representante permanente adjunta de Portugal junto da UE, em Bruxelas. Foi a primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia (entre 2005 e 2008) e assumiu o cargo de vice-presidente do Instituto Camões, na embaixada em Washington e no Consulado em Curitiba, Brasil. 

Ocupou ainda os cargos de representante permanente de Portugal junto da União Latina (2003-2005) e de representante permanente adjunta junto da UNESCO (2000-2005), em Paris.

Recorde-se que a embaixada da UE nos Estados Unidos é também chefiada por um português, João Vale de Almeida.

 

FONTE: Boas Notícias

Partilhar