2 March 2021
O TERMIUM Plus®, banco de dados terminológicos e linguísticos do Governo do Canadá, é agora quadrilíngue!

Português no TERMIUM Plus®

É com grande satisfação que o Departamento de Tradução do Governo do Canadá anuncia o acréscimo de 18 000 termos em português no TERMIUM Plus®. Várias áreas estão incluídas, entre elas, a nomenclatura usada pelo governo federal do Canadá, a toponímia canadense, o meio ambiente, a cultura de cereais, a medicina, a cunhagem de moeda e a cultura do café. Dois elementos interessantes: as fichas em português têm elementos geográficos que distinguem o uso da língua no Brasil do uso no Portugal e os equivalentes consideram a reforma ortográfica do português, em vigor desde 2008.

A decisão de acrescentar o português às línguas já incluídas no TERMIUM Plus® foi tomada há alguns anos, após a intensificação dos intercâmbios diplomáticos e comerciais entre o Canadá e seus parceiros lusófonos. De fato, tornou-se importante fornecer aos funcionários federais, assim como a diversas empresas canadenses, uma terminologia padronizada das designações canadenses assim como a terminologia usada pelos parceiros lusófonos em algumas áreas específicas aos intercâmbios comerciais como a cultura de cereais e a do café.

Uma terminóloga brasileira foi contratada há alguns anos para desenvolver essa nova seção do TERMIUM Plus®, em colaboração com vários colegas lusófonos dos países parceiros. O Departamento de Tradução do Governo do Canadá espera continuar contando com seus colaboradores estrangeiros para criar com eles uma terminologia inglês-francês-português de alta qualidade, à disposição gratuita de todos os lusófonos e lusófilos do mundo inteiro. A colaboração de todos é bemvinda!

Como visualizar as fichas em português

Para manter a conviviabilidade do banco, os resultados de pesquisa continuarão aparecendo em três colunas: francês, inglês e uma terceira língua, português ou espanhol, que ficará a critério do usuário. Atualmente, as fichas em espanhol ocupam a terceira coluna.

Para substituir o espanhol pelo português, basta clicar em Meu TERMIUM, no menu à esquerda da tela. Sob Configuração das preferências, aparecerá a seção Selecione a ordem de visualização dos idiomas. No menu deslizante Opção para mostrar idiomas não oficiais (espanhol ou português), selecione o português. Clique em seguida sobre Salvar preferências (na parte de cima ou de baixo da tela ). É só isso!

O acréscimo de fichas em português no TERMIUM Plus® atenderá certamente às necessidades dos profissionais do setor linguístico e do grande público em terminologia multilíngue. A seção em português será acrescentada no decorrer dos anos!

Com TERMIUM Plus®, nunca foi tão fácil encontrar a palavra certa!

Fonte: Direção de Normalização Terminológica, Departamento de Tradução do Governo do Canadá

 

FONTE: Terminómetro

Também poderá gostar

Sem comentários