5 March 2021

Portugal e Cabo Verde querem integrar Português no ensino do Luxemburgo e EUA

Praia, 29 jun (Lusa) – Portugal e Cabo Verde vão juntar esforços para promover a inclusão do ensino do Português nos sistemas de ensino dos países de acolhimento de grandes comunidades portuguesas e cabo-verdianas, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

José Luís Carneiro, que falava à agência Lusa na cidade da Praia onde cumpre uma visita de dois dias, explicou que a Direção Geral das Comunidades de Cabo Verde e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas irão cooperar em vários domínios, nomeadamente na promoção da língua portuguesa.

O responsável português, que hoje esteve reunido com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, adiantou que haverá entre os dois países “a conjugação de esforços para que os países de acolhimento de comunidades portuguesas e cabo-verdianas procurem integrar o ensino da língua portuguesa na estrutura curricular dos seus sistemas de ensino”.

O Luxemburgo e os Estados Unidos, onde existem grandes comunidades tanto portuguesas como cabo-verdianas, serão os primeiros países a beneficiar deste esforço conjunto de cooperação.

O secretário de Estado das Comunidades adiantou ainda que o plano de cooperação entre as duas instituições prevê ainda a troca de experiências no âmbito dos gabinetes de Apoio ao Investidor da Diáspora e de Apoio ao Emigrante.

“Procuraremos trocar experiências no âmbito da proteção e apoio consulares e poderá haver campanhas de informação e de sensibilização daqueles que vão [para o estrangeiro] por razões de trabalho que possam ser feitas conjugadamente”, disse.

A cooperação neste âmbito tem ainda em vista, segundo José Luís Carneiro, “detetar e identificar micro e pequenos investidores portugueses e cabo-verdianos que tenham intensão de investir nas suas terras de origem”.

O secretário de Estado das Comunidades disse ainda ter registado da parte das autoridades cabo-verdianas “toda a abertura para prosseguirem num caminho de aprofundamento das relações de caráter cultural, social e empresarial com o Estado português”.

A visita de José Luís Carneiro a Cabo Verde prossegue quinta-feira com a participação na conferência “Negócios em Português”, promovida pela Ordem dos Contabilistas e pela rádio TSF.

Subordinada ao tema “Cabo Verde-Portugal: Reforçar as parcerias económicas”, a conferência analisa as relações económicas entre os dois países, na perspetiva empresarial e financeira, e a influência da fiscalidade no ambiente dos negócios, entre outros temas.

O encerramento da conferência contará com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

CFF // JPS – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários