Mensagem do Embaixador Lauro Moreira, Presidente do OLP-Observatório da Língua Portuguesa

Minhas Amigas e Meus Amigos de Portugal,

Ao longo de muito tempo contemplei a ideia de apresentar um recital reunindo três poemas épicos de largo fôlego da literatura brasileira: o Y Juca- Pirama, de Gonçalves Dias, O Navio Negreiro, de Castro Alves, e o Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac. Além de constituírem o que há de melhor na poesia épica em língua portuguesa, esses poemas evocam três dos mais importantes aspectos da formação histórica e cultural do Brasil, ou seja, a forte presença do índio nativo, a conquista e o alargamento do território pelos Bandeirantes e, finalmente, a imensa e sofrida contribuição do negro africano escravizado. Da fusão étnica e cultural desses três elementos básicos nasce o Brasil.

Felizmente, em 2016 tive a oportunidade de levar adiante esse acalentado projeto, apresentando o espetáculo Poesia em Concerto: Três Epopeias Brasileiras, tanto em Portugal (Lisboa, Alcobaça, Vila Real e Faro) quanto no Brasil, onde uma das cinco apresentações se deu no magnífico auditório da Embaixada de Portugal em Brasília.

Convidado agora pela Casa da América Latina em Lisboa, terei o imenso prazer de voltar a encenar esse espetáculo na próxima quinta-feira, dia 31 do corrente mês de outubro, às 21:30 hs, contando para isso com a preciosa participação da atriz Paula Castelar.

A Casa da América situa-se, como sabem, à Avenida da Índia, 110, e a entrada é gratuita. Não preciso acrescentar que terei imenso gosto de receber a todos vocês, que irão ver – ou rever – um recital que tem merecido do público uma acolhida realmente generosa e entusiástica.

Um abraço a todos e até por lá!

Lauro Moreira

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar