Sim — a resposta do reputado economista Carlos Lopes é categórica.

Dados estatísticos escassos e pouco fiáveis, narrativas históricas negativas e visões simplistas e superficiais (que primam pela ausência de estudos comparativos com outras regiões do globo), todos têm concorrido para uma análise enviesada e muitas vezes irrealista do continente africano.
Como contraponto a este cenário, depois de décadas de trabalho no terreno e com profundo conhecimento das capacidades e do potencial africanos, Lopes apresenta um plano de desenvolvimento baseado em oito objectivos: mudar as políticas, respeitar a diversidade, compreender o espaço político, fazer a transformação estrutural através da industrialização, aumentar a produtividade agrícola, revisitar o contrato social, adaptar as economias às alterações climáticas e assumir protagonismo nas relações com a China.

«Carlos Lopes aplica neste livro todo o seu rigor, visão e experiência, propondo uma persuasiva nova abordagem para substituir os tradicionais modelos de desenvolvimento em África.»

KOFI ANNAN, 7.º secretário‑geral das Nações Unidas

O meu livro “Africa em tranformação” ( https://tintadachina.pt/produto/africa-em-transformacao/ ) vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa no próximo dia 28 de Agosto,

numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Defesa João Cravinho e do Prof do ISEG e cronista do Expresso Ennes Ferreira.

Agradecia poder contar com a vossa divulgação. Se tal lhes parecer viável deixo aqui o contato da editora Tinta da China (Catarina Homem Marques) para que esta lhes possa enviar um exemplar.

 

Com os meus cumprimentos, Carlos Lopes

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar