O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, associação sem fins lucrativos, e a Fundação Vodafone, entidade financiadora, lançaram este ano a Plataforma Educativa Ciberestudo (https://www.ciberestudo.com/), visando, nesta primeira fase, a disciplinas de Português e Matemática para os 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade. A área disciplinar de Matemática está a cargo da Associação de Professores de Matemática. A de Português é desenvolvida pelo Ciberdúvidas.

Presentemente, a base de dados contém cerca 2600 exercícios interativos, distribuídos por dois níveis de dificuldade (incluindo áudio, imagens, dica e explicação), com soluções automáticas e registo estatístico de progressão para o encarregado de educação.

A plataforma integra também uma área de jogo – com avatares, moedas e estrelas, com duelos e torneios, visando desafios das duas áreas disciplinares. Acresce a tudo isto 72 provas com correção humana para as perguntas de resposta aberta, sendo este um aspeto distintivo do projeto.

Para além do acesso gratuito a que o utilizador/aluno tem ao seu dispor (15 dias), o baixo valor do registo pago foi calculado de modo a que as receitas revertam integralmente para a sustentabilidade da plataforma e expansão em conteúdos/disciplinas.

Trata-se de um projeto de elevada qualidade, independente de empresas editoriais, que se diferencia pela diversidade de modalidades de trabalho que disponibiliza ao aluno.

ciberestudo

RELACIONADAS