Imagem extraída de Ponto FinalForum MacauPequim, 24 jun (Lusa) – O Governo chinês escolheu Xu Yingzhen, atual conselheira comercial para a América Latina do Ministério do Comércio, para suceder a Cheng Hexi no cargo de secretário-geral do Fórum Macau, confirmou hoje fonte diplomática à Lusa.

Licenciada em língua espanhola pela Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE, na sigla em chinês), em Pequim, Xu entrou em 1989 para o Ministério do Comércio chinês.

O curriculum de Xu Yingzhen inclui ainda o cargo de diretora-geral adjunta do Gabinete para os Assuntos das Américas e Oceania e uma passagem pela Câmara do Comércio da China no Chile.

A notícia de que será a nova secretária-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau) foi hoje avançada pelo semanário O Clarim, de Macau, depois de na semana passada o Jornal Tribuna de Macau ter já avançado que Chang Hexi iria deixar o cargo.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003.

No mesmo ano, criou o Fórum Macau, que reúne ao nível ministerial de três em três anos.

A próxima conferência ministerial, que será a quinta desde 2003, deve realizar-se este ano, mas ainda não há data.

JOYP (MP) // MP – Lusa/fimvideo Forum Macau

RELACIONADAS