27 February 2021
A escritora moçambicana Paulina Chiziane e a cantora cabo-verdiana Lura serão as representantes da áfrica lusófona na edição deste ano do festival "Back2Black", maior certame de cultura negra da América Latina, realizado no Rio de Janeiro.

Paulina Chiziane e Lura representarão a áfrica lusófona no festival Back2Black do Rio de Janeiro

O festival, que contará com mais de 20 atrações musicais nacionais e internacionais, levará pela primeira vez aos palcos brasileiros a rapper Missy Elliot, vencedora de cinco Grammys, além da estrela norte-americana Lauryn Hill e a nigeriana Nneka.

O Brasil será representado pelo cantor e compositor Martinho da Vila, com fortes vínculos com Angola; por Gal Costa, que apresentará seu novo disco “Recanto”; além de novos rappers da cena nacional.

A cabo-verdiana Lura vai apresentar-se em conjunto com o brasileiro Naná Vasconcelos e o Rio Maracatu, grupo que apresenta o ritmo afro-brasileiro com o mesmo nome, cuja origem remonta às congadas tocadas durante as coroações dos reis africanos.

Além dos concertos, o festival promove quatro mesas de debates, com escritores negros de diferentes origens, com moderação do escritor angolano Luis Eduardo Agualusa.

A escritora Paulina Chiziane, de Moçambique, abrirá os debates, ao lado da cubana Karla Suarez e da brasileira Ana Maria Gonçalves, para discutir o lugar da mulher na literatura e nas sociedades africana, cubana e brasileira.

A segunda mesa, que discutirá a presença do samba na literatura brasileira, conta com a participação do músico Martinho da Vila e dos escritores Nei Lopes e Paulo Lins – este último autor do livro “Cidade de Deus”, que deu origem ao filme com o mesmo nome que se tornou um sucesso internacional.

No último dia de debates, o sociólogo Reginal Prandi e o escritor brasileiro Alberto Mussa debaterão ainda a presença dos orixás na literatura brasileira, enquanto o músico sul-africano Hugh Masekela conversará com o escritor cubano Carlos Moore sobre o papel da música no combate ao apartheid e ao racismo.

Criado em 2009, o “Back2Black” consagrou-se como um grande espaço para apresentação e debate da influência negra na cultura brasileira.

O evento decorre entre 23 e 25 de novembro na antiga estação ferroviária da Leopoldina, no centro do Rio de Janeiro.

FYRO //JMR.

Lusa/fim

Fotos: LUSA

Lura (Maria de Lurdes Pina Assuncao) – 25/01/2009.

Paulina Chiziane, escritora de Mocambique – 19/10/1997.

Também poderá gostar

Sem comentários