Disponível desde o passado mês de Julho, o portal de Oftalmologia RL-eye está agora acessível na língua portuguesa e, para muito breve, será ainda acrescentada a versão em espanhol.

O atlas RL-eye é um instrumento criado pelo Centro Cirúrgico de Coimbra e resulta da experiência clínica e cirúrgica acumulada por uma equipa de Oftalmologia, com direção científica de António Travassos, Rui Proença e Eduardo Silva.

Acessível em www.atlasrleye.com, o portal reúne 262 casos clínicos, representativos de 102 patologias, tudo acompanhado pelas imagens dos exames de diagnóstico, num total de 12 mil imagens, a que se juntam 39 vídeos cirúrgicos. Destaca-se a qualidade das fotografias e dos vídeos mas, principalmente, a exaustiva documentação que é apresentada para cada caso clínico, com o registo das várias avaliações feitas, nalguns casos, ao longo de 14 anos de acompanhamento.

Este é um legado que os autores disponibilizam gratuitamente e que está acessível online para todos quantos tenham interesse e/ou curiosidade em saber mais sobre as patologias que podem afetar o segmento posterior do olho (a retina), nomeadamente, a retinopatia diabética, as infeções, as doenças de degenerescência macular relacionada com a idade, casos de oftalmologia pediátrica, doenças do nervo ótico ou traumatismos, entre outros. O Atlas de Oftalmologia surge ainda com a característica de este não ser um trabalho acabado, uma vez que a direção científica pretende acrescentar novos casos e/ou patologias, sempre que se justifique existir um interesse técnico e científico, pelo que existirá uma constante atualização, da mesma forma que também estão recetivos a que outros especialistas possam contribuir com a apresentação de novos casos ou novas abordagens sobre as patologias que podem afetar a visão. Ler o artigo completo

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar