De 17 a 26 de junho, Praia e Mindelo recebem longas e curtas-metragens de Brasil, Portugal e Moçambique, e ainda a 1ª edição do MINIs – Festival Internacional de Cinema Infantojuvenil

Após realizar sua 10ª edição em Lisboa, o FESTin aterrissa em Cabo Verde pelo segundo ano, para sua itinerância. O Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, o Centro Cultural Português da Praia e a Universidade Lusófona abrigam as sessões de longas e curtas-metragens de língua portuguesa.

Dentre os destaques da programação estão o brasileiro Todas as Canções de Amor, da realizadora Joana Mariani, prémio de melhor longa da 10ª edição do FESTin. Mariani, também guionista, utiliza canções singulares da música popular brasileira como elemento narrativo para intercalar a história de dois casais. De um lado, Clarice e Daniel, que no início dos anos 1990 viviam o fim de uma relação conturbada, e do outro, nos tempos atuais, Ana e Chico, recém-casados, a construir uma relação.

Dois jovens realizadores estreantes em longas-metragens também estão presentes na programação com seus filmes. Leonardo Mouramateus realizou António Um Dois Três, coprodução Portugal/Brasil, grande premiado do 23º Caminhos do Cinema Português (Coimbra) – melhor filme, melhor filme da crítica, e prêmio revelação para o ator Mauro Soares – e melhor filme do Crossing Europe Film Festival (Áustria). Neste longa um jovem indeciso e uma namorada sempre de partida vivem entre amigos, conflitos e desencontros.

Outro jovem realizador, Daniel Barosa, apresenta Boni Bonita, menção honrosa de crítica do 10º FESTin, sobre a relação supostamente livre de Beatriz e Rogério, que nada tem em comum para além das suas vidas fracassadas. Ele, músico brasileiro de 30 anos que espera pela oportunidade da fama, e ela, argentina radicada que tenta afastar-se do passado e do mundo.

A produção documental está muito bem representada por Karingana – Licença para Contar, de Monica Monteiro, que aborda o desenvolvimento da literatura de língua portuguesa no Brasil, Angola e Moçambique tendo como pontos de partida a interpretação da cantora Maria Bethânia, as obras dos escritores Mia Couto e Agualusa, além de outros significativos nomes da produção poética e narrativa da língua portuguesa.

A comédia está por conta de Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral!, filme de Halder Gomes. Uma homenagem à Sétima Arte em que os personagens se expressam em “cearensês’”, espécie de dialeto falado no estado do Ceará. Não à toa o filme é exibido com legendas em português.

MINIs

Os miúdos têm espaço garantido. No âmbito do FESTin, acontece pela primeira vez o MINIs – Festival Internacional de Cinema Infantojuvenil, que exibe longas e curtas dirigidos a crianças e adolescentes de 3 a 15 anos. O MINIs é uma iniciativa do FESTin e de agentes culturais locais de Cabo Verde diante da demanda pelo cinema falado em português e dirigido aos miúdos.

Também está a ser promovido um concurso de filmes de até um minuto de duração feitos em telemóvel sobre o tema meio ambiente. Podem participar miúdos de 8 a 12 anos, residentes em Cabo Verde, e estes podem ser auxiliados pelos pais na realização dos filmes. As curtas devem ser enviadas para minisfestival@gmail.com até o dia 15 de junho. As 9 melhores curtas receberão prémios oferecidos pela Unitel T+.

A programação completa da Itinerância FESTin e MINIs está em http://festin-festival.com/programacao-2019/

 

Locais de Exibição

Praia – Vale do Palmarejo (exibição ao ar livre)

Centro Comunitário de Fonton

Praia – Centro Cultural Brasil-Cabo Verde

Avenida Boa Vista, 8, Palmarejo

Público: 70 lugares

Praia – Universidade Lusófona – Auditório

Rotunda do Brás de Andrade, Palmarejo

Público: 60 lugares

Praia – Centro Cultural Português

Exibições do MINIs – Festival Internacional de Cinema Infantojuvenil

Embaixada de Portugal – Avenida OUA, Achada de Santo António

Público: 165 lugares

Mindelo – Universidade Lusófona – Auditório

Chã de Cricket, Ex-Zona Militar

Ingressos

Entrada gratuita

Mais informações

Facebook – Evento FESTin – https://www.facebook.com/events/840551726301511/

Facebook – Evento MINIs – https://www.facebook.com/events/418659132308413/

Contato

inscricao@festin-festival.com e minisfestival@gmail.com

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar