27 February 2021
Moçambique (Foto de "Público")

Moçambique duplicou exportação de gás natural em 2015

Lisboa, 16 dez (Lusa) – Moçambique duplicou ao longo deste ano a exportação de gás natural face a 2014, tendo enviado para o exterior 115, 4 milhões de gigajoules daquele combustível, segundo a tutela dos Recursos Minerais e Energia.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Couto, divulgou a informação hoje, na abertura do I Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREM), que durará dois dias, revela a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

“A produção e exportação do gás natural registou uma realização do plano na ordem de 102, 3%, tendo sido exportados cerca de 115, 4 milhões de gigajoules”, sublinhou o governante, citado pela AIM.

Apesar da queda do preço do gás no mercado mundial, que compromete as atividades de exploração no país, Pedro Couto afirmou que a produção dos recursos minerais cresceu 8% relativamente ao ano passado.

“Relativamente às reservas de gás natural descobertas na bacia do Rovuma, estão em curso negociações com vista a apoiar o início da fase de desenvolvimento do empreendimento, prevendo-se que a produção se inicie entre 2020 e 2021”, referiu ainda, acrescentando que prosseguem atividades de prospeção e pesquisa nos diferentes blocos concessionados, bem como a monitorização das atividades relativas às operações petrolíferas.

De acordo com o governante, prossegue igualmente o combate à atividade mineira ilegal e ao tráfico de produtos minerais.

“Especificamente na área dos recursos minerais, devemos prestar maior atenção ao sector de mineração artesanal e de pequena escala e converter os resultados da investigação em ações práticas, conducentes à elevação da produtividade”, defendeu o governante.

O presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mitha, disse recentemente que as empresas petrolíferas em atividade em Moçambique devem investir 31 mil milhões de dólares nos próximos anos para iniciar a exploração das reservas de gás natural descobertas no norte do país.

HSF // EL – Lusa/fim
Foto de “Público

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES