7 March 2021

Mobilidade e globalização na CPLP e Macau em encontro de universidades em Díli

Díli, 24 jun (Lusa) – Mobilidade académica e globalização no espaço da CPLP e Macau são os temas centrais da 26.ª reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorre na próxima semana em Díli.

A associação, que integra mais de 150 instituições de ensino superior e de investigação de países lusófonos e de Macau, reúne em Timor-Leste, entre 29 de junho e 01 de julho, especialistas de vários países que analisarão vários temas do mundo académico.

Políticas e estratégias de viabilização da mobilidade académica nos países lusófonos, a língua portuguesa na difusão e desenvolvimento das ciências e desafios das Instituições de ensino superior da AULP são alguns dos temas em debate.

O encontro analisará também “rotas de signos: sentidos, migrações e interculturalidade” e ainda “paisagens, natureza e cultura”.

Na sua convocatória para o encontro a anfitriã, a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, recorda que “a mobilidade académica é um corolário da globalização, na difusão do conhecimento e da produção científica, sendo ainda um eixo prioritário da enunciação política da CPLP”.

Nesse propósito, porém, continua a haver desafios importantes para que os “estudantes possam creditar de forma integrada a sua aprendizagem nos diferentes países lusófonos e os docentes e investigadores possam ver facilitados os seus trabalhos de cooperação”.

ASP // FV – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários