“Misericórdia”. Lídia Jorge comovida com Grande Prémio de Romance e Novela da APE

A escritora Lídia Jorge venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela 2022 da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “Misericórdia”.

Segundo o júri, trata-se de um romance de uma rara maturidade discursiva, um hino à leitura, à literatura e ao poder transformador de ambas na vida do humano.

“Misericórdia” tem como personagem principal uma idosa residente num lar, figura que a escritora assume ter sido inspirada na sua mãe.

Ouvida pela rádio pública, Lídia Jorge confessa que o reconhecimento deste livro é muito emotivo.


O júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos, e constituído por Isabel Cristina Rodrigues, Maria de Lurdes Sampaio, Mário Avelar, Paula Mendes Coelho e Salvato Teles de Menezes, deliberou, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB à obra Misericórdia (D. Quixote), de Lídia Jorge, num conjunto de 86 livros admitidos a concurso.

Destaca-se da acta a fundamentação: «O romance Misericórdia, de Lídia Jorge, é um hino à leitura, à literatura e ao poder transformador de ambas na vida do humano, mas também ao poder da literatura para levantar do chão os desvalidos do tempo e do nosso imaginário social comum. Romance de uma rara maturidade discursiva, não deixa de nos surpreender pela sua aparente simplicidade, a qual exige do leitor um certo modo de afinação ou adestramento capaz de lhe permitir captá-lo na malha da sua discreta complexidade.»

O Prémio, actualmente de 15.000 euros, foi já atribuído a 31 autores.

Lídia Jorge vence, pela segunda vez, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB ‒ 2022, instituído em 1982, que teve, nesta 41.ª edição, os seguintes patrocínios: Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Câmara Municipal de Grândola, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Camões.

A cerimónia pública de entrega do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB, será oportunamente, anunciada.

José Manuel de Vasconcelos

Coordenador


Breve biográfica

Lídia Jorge estreou-se com a publicação de O Dia dos Prodígios, em 1980, um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Desde então tem publicado vários títulos nas áreas do romance, conto, ensaio e teatro.

Em 1988, A Costa dos Murmúrios abriu-lhe as portas para o reconhecimento internacional, tendo sido posteriormente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Entre muitos outros, são de realçar títulos como O Vale da Paixão, O Vento Assobiando nas Gruas (premiado com Grande Prémio de Romance e Novela – 2002), Combateremos a Sombra, Os Memoráveis – obra que tem sido considerada uma poderosa metáfora da deriva portuguesa das últimas décadas –, ou O Livro das Tréguas, a sua estreia na poesia. Aos seus livros têm sido atribuídos os principais prémios nacionais, alguns deles pelo conjunto da obra, como o Prémio da Latinidade, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP ou o Prémio Vergílio Ferreira. No estrangeiro, entre outros, Lídia Jorge venceu em 2006 a primeira edição do prestigiado prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e, em 2015, o Grande Prémio Luso-Espanhol de Cultura.

O seu mais recente romance, Estuário (2018), recebeu o XXIV Grande Prémio de Literatura dst e foi finalista do Prémio Médicis 2019; e Em Todos os Sentidos (2020) venceu o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/Câmara Municipal de Loulé. Em Junho de 2023, recebeu o galardão Prémio Vida Literária APE/Câmara Municipal de Braga.

Fonte: https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/misericordia/


Leia:

Novo romance de Lídia Jorge, “Misericórdia”

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top