26 February 2021
A 8ª reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se nos dias 2 e 3 de Abril, em Luanda, anunciou o Ministério de Cultura de Angola em nota oficial.

Ministros da lusofonia traçam futuro do sector

Segundo a nota, o encontro conta com a presença dos titulares da pasta da Cultura da comunidade, especialistas e convidados, e visa balancear e perspectivar o desenvolvimento do sector.
Durante a estadia em Luanda, os participantes visitam as instalações do Instituto Médio de Artes, o centro de produção da Televisão Pública de Angola e o Museu de Antropologia.
Os ministros da Cultura dos oito países da CPLP, reunidos a 18 de Junho do ano passado no Palácio de Sintra em Portugal, reafirmaram que o Acordo Ortográfico era um dos fundamentos da comunidade e um instrumento essencial para a unidade da língua portuguesa e o seu reconhecimento internacional. Ao mesmo tempo, reafirmaram a necessidade de ratificação do Acordo Ortográfico, concluindo os procedimentos necessários para o efeito.
Angola e Moçambique são os únicos países da comunidade que não ratificaram o documento. A Guiné-Bissau ratificou em Novembro de 2009 e Timor-Leste em Setembro do mesmo ano. São Tomé e Príncipe ratificou em 2006, mas – como a Guiné-Bissau e Timor-Leste – sem data para a implementação.
Entre outras decisões, os ministros da Cultura de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste concordaram em aprovar e executar um programa de apoio à produção e teledifusão do documentário da CPLP (DOCTV CPLP), para o qual será precisa a contribuição financeira dos Estados-membros.
Também decidiram materializar um programa de residência artística itinerante dirigido aos agentes culturais da CPLP, de forma a promover a criação de redes de circulação e apoio à internacionalização de artistas e da produção artística dos diversos Estados-membros da comunidade. Ler o artigo completo (Jornal de Angola)

Também poderá gostar

Sem comentários