8 March 2021
Na mesa redonda com os ministros da Educação de Angola e de Cabo Verde e com os Chefes de Delegação dos países africanos de língua portuguesa será apresentado o Programa "Educação como Ponte Estratégica Brasil-África".

Ministro da Educação brasileiro na 37.ª Conferência Geral da UNESCO

O ministro da Educação brasileiro está em Paris para a 37.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, onde se irá reunir com ministros da América Latina, Caribe e lusófonos.

A visita de Aloizio Mercadante a Paris começa hoje e termina a 08 de novembro. O primeiro encontro marcado é com os ministros da Educação e Chefes de Delegação da América Latina e do Caribe, entre os quais será discutido o tema “Desafios educativos da América Latina até 2015 e no Pós-2015”, e termina com uma reunião entre os ministros de Educação dos países em desenvolvimento (BRICS – Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul).

Na quarta-feira, e ainda no âmbito da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o ministro brasileiro irá participar no Fórum de Líderes, em que será debatido o tema “A mobilização da UNESCO e sua contribuição para a Agenda Pós-2015 através da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da informação”.

No mesmo dia tem lugar a mesa redonda com os ministros da Educação de Angola e de Cabo Verde e com os Chefes de Delegação dos países africanos de língua portuguesa, na qual será apresentado o Programa “Educação como Ponte Estratégica Brasil-África”.

A deslocação de Aloizio Mercadante a Paris acontece no âmbito da 37.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, mas compreende também uma agenda bilateral na qual se inserem o encontro com o ministro da Educação Nacional francês, Vincent Peillon, com a ministra do Ensino Superior e Pesquisa de França, Geneviève Fioraso e com o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani.

O último dia da agenda do ministro brasileiro em Paris é dedicado à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com encontro marcado com o secretário-geral, Angel Gurría, e presença na palestra em Sessão Especial de Alto Nível, no contexto “Brazil Informal Reflection Group”.

A 37.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO começa hoje e termina no dia 20 de novembro.

TYG // APN – Lusa/fim

Foto: O Ministo da Educação,  Aloizio Mercadante, 24 de janeiro de 2012. EPA/FERNANDO BIZERRA JR

Também poderá gostar

Sem comentários