O escritor Mia Couto lançou no dia 4 de Dezembro em Lisboa o livro infanto-juvenil “Menino no Sapatinho”, baseado num conto publicado em 2001 na obra “Na Berma de Nenhuma Estrada”, agora reescrito com ilustrações de Danuta Wojciechowska.
O “Menino no Sapatinho” é um livro que “joga com um imaginário mitológico cristão e de uma tradição animista” e “critica a sociedade de consumo e, particularmente, um Natal de consumo”, afirmou  a professora de Literatura, Artes e Culturas, Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, durante a apresentação da obra.A estória do livro de Mia Couto, Prémio Camões-2013, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, começa com o tradicional  “era uma vez”, mas não se trata exactamente de um conto para crianças.
“É um jogo que nós vamos descobrindo, que é um livro para todas as idades”, afirmou Inocência Mata sobre a estória, que fala de um “menino pequenito, tão ‘minimozito’ que todos os seus dedos eram mindinhos”.
“Mia Couto trabalha com o secretismo discursivo”, afirmou a apresentadora do livro, assegurando: “neste conto, nitidamente de Natal, vamos ler o Mia Couto de sempre”.

O lançamento ocorreu no mesmo dia em que o escritor moçambicano foi homenageado em Portugal pelos 30 anos de vida literária, numa cerimónia em que também recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro e uma cadeira denominada “Princesa de África”. Ler o artigo completo.

Observatório da Língua Portuguesa
autores Observatório da Língua Portuguesa

Partilhar