Manuais do ensino secundário para Timor-Leste

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco Almeida Leite, entregou hoje oficialmente ao ministro da Educação de Timor-Leste, Bendito Freitas, manuais para o ensino secundário timorense elaborados pela Universidade de Aveiro.

“A partir de agora o Estado timorense e o Ministério da Educação estão ainda mais capacitados para fornecer uma educação de qualidade aos seus cidadãos”, afirmou o secretário de Estado.

Para o ministro da Educação timorense, com a distribuição dos manuais escolares Timor-Leste está a responder a parte dos desafios que estamos a enfrentar.

“Continuamos a enfrentar desafios na qualidade dos professores que vão utilizar estes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Temos livros disponíveis, mas agora temos de capacitar os professores para que tenham qualidade”, afirmou Bendito Freitas.

A cerimónia simbolizou também o final daquele projeto que teve início em 2010. Em 2011, Portugal entregou os manuais do 10.º ano, em 2012, os do 11.º ano e hoje foram entregues os do 12º ano, que conclui o projeto.

O currículo, os programas e os manuais foram elaborados pela Universidade de Aveiro, em conjunto com equipas de professores timorenses.

Durante a cerimónia de entrega dos manuais escolares foram também inauguradas as novas instalações do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação, financiadas pela cooperação portuguesa.

Francisco Almeida Leite iniciou na terça-feira uma visita oficial a Díli, que termina na sexta-feira, no âmbito de uma viagem alargada que está a realizar a vários países lusófonos e que tem como objetivo fazer um balanço conjunto dos principais programas e projetos da cooperação portuguesa.

Durante a sua estada em Díli, Francisco Almeida Leite participou na reunião com os parceiros internacionais e manteve encontros de trabalho com vários membros do Governo timorense, União Europeia e presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes.

Na sexta-feira, o secretário de Estado vai reunir-se com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e com o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nélio Isaac Sarmento.

 

MSE // JMR – Lusa/Fim

Na foto: Crianças timorenses recebem livros da associação de apoio à lusofonia “Karingana Wa Karingana”, em Díli, Timor-Leste, 15 outubro 2012, ANTONIO AMARAL/LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top