Literatura brasileira é convidada de honra do Salão do Livro de Paris em 2015

O ministério brasileiro da Cultura anunciou hoje os nomes dos 48 convidados ao certame, entre os quais se encontram Bernardo Carvalho (“Mongólia”) e Paulo Coelho (“O alquimista”), assim como os escritores indígenas Daniel Munduruku, autor de “Os Filhos do Sangue do Céu”, da área infanto-juvenil, e Davi Kopenawa, das ciências humanas, que escreveu “A queda do céu”.

O Governo brasileiro anunciou hoje, igualmente, os critérios a que obedeceu a escolha: autores com obras traduzidas em francês ou em processo de tradução, o equilíbrio entre autores novos e consagrados e a diversidade entre as regiões do país e os géneros literários.

Entre os escolhidos estão três membros da Academia Brasileira de Letras: Ana Maria Machado, António Torres e Nélida Piñon, que tem editados em Portugal, entre outros, os títulos “A República dos Sonhos” e “Livro das horas”.

Há também criadores de banda desenhada, como Fabio Moon, e dramaturgos, como Sérgio Roveri e Bosco Brasil, além de autores já consagrados, como Leonardo Boff, que escreveu “Francisco de Assis e Francisco de Roma”, Daniel Galera (“Barba Ensopada de Sangue”) e Fernando Morais (“O mago – a incrível história de Paulo Coelho”), além de Paulo Coelho.

Uma das participantes na categoria infanto-juvenil, Adriana Lisboa, venceu em 2003 o Prémio José Saramago, com o romance “Sinfonia em branco”.

Entre outros escritores escolhidos encontram-se Milton Hatoum (“Relato de um Certo Oriente”, “Cinzas do Norte”), Bernardo Carvalho (“Nove noites”) e Cristóvão Tezza (“O Filho Eterno”), vencedores de diferentes edições do Prémio Portugal Telecom de Literatura, Ana Miranda (“Boca do inferno”), Alberto Mussa (“O Enigma de Qaf”), Michel Laub (“Diário da Queda”), Patrícia Melo (“O matador”, “Ladrão de Cadáveres”) e Tatiana Salem Levy (“Dois rios”, “Curupira Pirapora”), com obras editadas em Portugal, à semelhança de outros escolhidos, como Piñon, Boff, Galera e Paulo Coelho.

Adauto Novaes, Adriana Lunardi, Affonso Romano de Sant’Anna, Alberto Mussa, Ana Paula Maia, Angela Lago, Betty Mindlin, Betty Milan, Carola Saavedra, Edney Silvestre, Edyr Augusto, Férrez, Fernanda Torres, João Carrascoza, Lu Menezes, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Marcello Quintanilha, Maria Conceição Evaristo, Marina Colasanti, Paloma Vidal, Paulo Lins, Ricardo Aleixo, Rodrigo Ciríaco, Roger Mello, Ronaldo Correia de Brito, S. Lobo e Sérgio Rodrigues são os outros escritores anunciados pelo Governo brasileiro.

O Salão do Livro de Paris vai decorrer de 20 a 23 de março de 2015, e o Brasil vai ocupar um espaço de 500 metros quadrados, no certame.

FYB // MAG – Lusa/Fim


Foto LUSA:

– epa03634896 Um visitante lâ um livro. ‘Sallão do Livro’. Paris , Porte de Versailles. França, 21 de março de 2013. EPA/IAN LANGSDON

– Forró, música típica brasileira, Pernambuco. 30 de Março de 2008.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top