“O Presidente da República [portuguesa] fez-me esse convite, vou ser recebido por ele durante esta visita. Depois vou presidir à comissão mista (…) vamos fazer um balanço e uma perspetiva para o futuro (…) estamos muito confiantes no reforço da cooperação com os países lusófonos”, afirmou hoje Chui Sai On, citado pela Rádio Macau.

O líder do Executivo de Macau falava aos jornalistas à partida para Pequim, para um encontro sobre o plano quinquenal, tendo abordado pela primeira vez a visita a Portugal desde que a mesma foi confirmada oficialmente, no final de julho.

As datas e o programa da visita não são ainda conhecidas.

Os Governos português e chinês passaram desde 2014 a realizar reuniões anuais da comissão mista Portugal-Macau, para debater a cooperação em áreas como justiça, turismo, segurança ou ensino do português.

Até então tinham decorrido duas reuniões formais — em abril de 2011 e em setembro de 2013 -, além de uma reunião intercalar em setembro de 2012.

Os dois territórios têm manifestado, nos encontros da comissão mista, o interesse em reforçar a sua cooperação, envolvendo quer o setor público quer o privado.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, Chui Sai On irá também encontrar-se com o primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje a Rádio Macau.

A visita de Chui Sai On a Lisboa terá lugar mais de cinco anos depois da primeira, realizada em junho de 2010, meses após o início do seu primeiro mandato como chefe do Executivo.

A deslocação do líder de Macau a Portugal tem ainda a particularidade de ocorrer quando se perspetiva para o final deste ano, em Macau, a V conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, conhecido como “Fórum Macau”.

Nos últimos anos, à exceção de uma visita a Bruxelas, em janeiro de 2012, Fernando Chui Sai On tem apenas efetuado visitas ao continente chinês.

Em 2010, Fernando Chui Sai On teve encontros com o então Presidente da República Cavaco Silva e primeiro-ministro José Sócrates.

Nesta deslocação, Chui Sai On fez-se acompanhar dos Secretários para a Economia e Finanças, Francis Tam, e dos Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, e liderou uma delegação com 65 pessoas, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Lau Cheok Va, membros do Conselho Executivo, deputados, equipa do Fórum Macau, empresários e outras personalidades.

FV (EL/ JH) // ZO

Lusa/Fim

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar