Português ComunicAtivo 1, Manual do Utilizador Elementar, foi construído tendo em conta o contexto de ensino/aprendizagem do Português na Universidade de Montreal e o meio sociocultural e académico montrealense, sendo constantes as referências feitas ao Canadá em geral e ao Quebeque e a Montreal em particular, e ainda mais especificamente, à comunidade portuguesa de Montreal.

Português ComunicAtivo 1, Manual do Utilizador Elementar é um projeto coletivo criado pelos professores com o forte envolvimento dos aprendentes, cumprindo, assim, um dos preceitos tantas vezes recomendados e quase nunca aplicado: a produção de recursos didático-pedagógicos pelos próprios docentes.

Português ComunicAtivo 1, Manual do Utilizador Elementar, é um método de Português Língua Estrangeira (PLE) destinado a aprendentes adultos de português – particularmente os francófonos -, está redigido segundo a nova ortografia da língua portuguesa e inspira-se na filosofia, orientações, competências, formas de avaliação e níveis de proficiência da língua, expressos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), nomeadamente, o que nele se estipula para os níveis A1 (Iniciação) e A2 (Elementar). É composto de 22 unidades de aprendizagem que, no conjunto, obedecem a uma estrutura gradativa das competências linguísticas, comunicativas e culturais.

Português ComunicAtivo 1, Manual do Utilizador Elementar, enquadra-se numa abordagem pedagógica orientada para a ação, em que se explicita em termos concretos o que os aprendentes têm que saber para conseguirem agir em situações de comunicação e se mostra de que modo pode a aprendizagem de línguas contribuir melhor para o seu desenvolvimento pessoal e cultural como cidadãos responsáveis numa sociedade democrática pluralista.

Português ComunicAtivo 1, Manual do Utilizador Elementar, propõe a realização de atividades e exercícios apelativos à criatividade e participação ativa, em várias modalidades de trabalho (individual na aula, individual em casa, em pares, em pequenos e grandes grupos, etc.), para que os aprendentes sejam capazes de agir em variadas situações de comunicação definidas nos níveis A1 e A2 do QECRL.

Complementares ao presente manual foram publicados vários documentos, em suporte papel e digital, de que se destaca o manual em linha Português ComunicAtivo Interativo.

 

Partilhar