25 February 2021
No Livro Branco “A Língua Portuguesa na Era Digital” destaca-se a “necessidade de medidas imediatas para que se possam obter progressos importantes para o português assegurar a sua posição como língua internacional de comunicação".

Lançamento do Livro Branco “A Língua Portuguesa na Era Digital”

O lançamento do Livro Branco “A Língua Portuguesa na Era Digital”, realizou-se na passada sexta-feira, 16 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, enquadrado num Workshop Internacional subordinado ao mesmo tema.

Este workshop integra-se no Ciclo de eventos sobre a Tecnologia da Linguagem, organizados no âmbito do Projeto METANET4U, que é coordenado pelo Prof. António Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua participação foi aberta a todos os interessados, contanto com a presença de cerca de 80 participantes e com a sua transmissão ao vivo online.

O Livro Branco “A Língua Portuguesa na Era Digital” oferece uma visão atualizada sobre o papel fundamental da tecnologia da linguagem na sociedade da informação, destacando que “são necessárias medidas imediatas para que se possam obter progressos importantes para o português assegurar a sua posição como língua internacional de comunicação” e com projeção global na era digital no quadro desta tecnologia emergente. É dirigido a um público o mais alargado possível, não especializado nestas matérias, incluindo comunidades linguísticas, jornalistas, decisores, políticos ou docentes, entre muitos outros.

O Livro Branco “A Língua Portuguesa na Era Digital” é um volume da coleção de Livros Brancos sobre “As Línguas na União Europeia da Sociedade da Informação”. Esta coleção apresenta um estudo circunstanciado sobre o estado atual de 30 línguas europeias em termos de tecnologia da linguagem e como estão a ser tecnologicamente equipadas para fazer face ao choque digital, salientando os riscos e as oportunidades mais urgentes que cada uma destas línguas enfrenta.

No total, mais de 200 autores e colaboradores ajudaram a preparar esta coleção, que se encontra publicada na editora internacional Springer Verlag.

Esta coleção coordenada pela rede europeia de excelência METANET abrange todas as línguas oficiais da União Europeia e dos Estados-Membros e diversas outras línguas faladas na Europa: basco, búlgaro, catalão, croata, checo, dinamarquês, holandês, inglês, estónio, finlandês, francês, galego, alemão, grego, húngaro, islandês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, norueguês, polaco, português, romeno, sérvio, eslovaco, esloveno, castelhano e sueco.

 

Artigos relacionados:

Também poderá gostar

Sem comentários