O encontro do leitor com dois vultos grandiosos como Fernando Pessoa e Walt Whitman só pode ser fascinante!
O presente estudo, que foi elaborado e defendido como tese académica, tendo obtido a classificação de Muito Bom, é de leitura cativante e tem a capacidade de interessar, não só o público docente e discente universitário, mas também outros leitores cultos, quer nacionais, quer estrangeiros.
Pessoa, o poeta modernista português que ganhou dimensão universal e Walt Whitman, o bardo da América, cantor da Fraternidade, da Liberdade e da Democracia, são aqui analisados em contraste, tal como as suas obras, estabelecendo-se afinidades e diferenças e demonstrando-se a influência exercida pelo poeta americano em produções pessoanas, numa abordagem interdisciplinar, com recurso a Teoria da Literatura/Hermenêutica Literária/Estética da Recepção, Linguística, Psicologia/Psiquiatria/Psicanálise, Caracterologia, Sociologia, História e ainda, porque a usou Walt Whitman, Frenologia e, porque muito o fez Fernando Pessoa, Astrologia.
Para tanto, é também feito o estudo, inédito, do percurso da recepção da obra de Whitman nos E.U.A. E na Europa, até chegar ao conhecimento de Fernando Pessoa.
De salientar a inclusão de documentos escritos por Fernando Pessoa, constantes do seu espólio – incluindo inéditos -, comprovando conclusões da autora acerca de aspectos da vida e da personalidade daquele.
Um encontro a não perder!