7 March 2021
O número 01 da RIILP - Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa - foi lançada no dia 25 de abril, durante o IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (IV CIELLA.

Lançamento da RIILP

Foi já lançada a nova mídia digital do IILP, revista que se propõe apresentar temas e idéias relevantes para a presença e a promoção da língua portuguesa no mundo.

O número 01 da RIILP – Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – foi lançada no dia 25 de abril, durante o  IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (IV CIELLA), realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA),   junto a conferências, palestras e debates que reunirá em Belém, na foz do rio Amazonas, no Brasil,  mais de 1.500 pessoas.

De livre acesso através do site do IILP, a  RIILP tem por objetivo registrar os diferentes trabalhos realizados pelo Instituto e as discussões teórico-metodológicas que ilustram e dão consistência às políticas linguísticas consensuadas, no espaço multilateral, e atualmente em curso, para o português e, também, para outras línguas que interagem com o português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Na estréia, o primeiro número traz artigos de gestores e pesquisadores protagonistas do Colóquio Internacional de Maputo sobre a Diversidade Linguística nos Países da CPLP, realizado em setembro de 2011 na capital moçambicana, e que apresentam um panorama das políticas para o multilinguismo interno dos seus países. Foi a primeira vez que os gestores das línguas dos países de língua portuguesa encontram-se para discutir as políticas linguísticas dos seus respectivos Estados.

Segundo o diretor do IILP, Gilvan Müller de Oliveira, que fez a apresentação e o lançamento da RIILP, no Auditório Benedito Nunes, no centro de eventos da UFPA, uma das principais intenções deste trabalho do IILP é mostrar à Comunidade a relevância dos trabalhos do Instituto, ainda pouco conhecidos nos Estados membros, bem como introduzir na discussão de cada um deles a necessidade de trabalho conjunto para levar adiante a política de presença e promoção do português no mundo.

 

 

Os próximos três números da RIILP serão dos quatro colóquios que foram organizados pelo IILP e financiados pelos Estados membros da CPLP como eventos preparatórios da IIConferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, que ocorrerá em Lisboa no final de outubro deste ano.

Também poderá gostar

Sem comentários