8 March 2021
Foi lançada no dia 27 de junho a medalha das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, que assim assinala este evento para a posteridade.

Lançamento da Medalha das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

A medalha foi proposta pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação à INCM-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que a acolheu com entusiasmo e a edita. É da autoria do escultor Fernando Fonseca, seleccionado após concurso internacional.  É uma medalha em prata de lei, contrastada, de 36mm. (imagem da medalha em anexo)

A sessão teve lugar na BNP-Bibioteca Nacional de Portugal e contou com a presença da Doutora Maria Inês Cordeiro, Diretora da BNP,   Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do CNC, do Dr. António Osório, Presidente da INCM, de vários Embaixadores e de altas individualidades, num auditório repleto de pessoas.

Segiu-se um  um momento poético-musical de grande qualidade com a colaboração da Sphaera Mundi — Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, e que contou com a atriz brasileira Valéria Carvalho, o angolano Jorge Pessoa, a declamadora moçambicana Elsa de Noronha, a cantora portuguesa Aa Laíns e Carlos Carranca.

O dia escolhido para o lançamento da medalha foi o diaa 27 de junho, por ser o dia em que  fez 800 anos o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, documento que avulta entre os primeiros textos escritos em língua portuguesa e que elegemos como referencial destas Comemorações.

A descoberta do Testamento de D. Afonso II de Portugal foi revelada em 1973, tendo o texto científico alusivo à mesma, da autoria do Doutor Cónego Avelino Jesus da Costa, sido publicado em 1979.

As  Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, iniciaram-se  em 2014, a 5 de maio, o Dia da Língua e da Cultura na CPLP, e terão o seu término em 2015, a 10 de junho, numa homenagem à literatura em língua portuguesa,

Salientamos que as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, promovidas pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação em parceria com o Centro Nacional de Cultura, têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, o reconhecimento de interesse cultural do Secretário de Estado da Cultura, o apoio do Ministério da Educação e de prestigiadas instituições entre as quais, para além das já citadas acima, do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dos CTT-Correios de Portugal, da Fundação Oriente, da UCCLA-União de Cidades de Língua Portuguesa, do Observatório da Língua Portuguesa, do ISCTE e da Universidade do Algarve, entre outros.

8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação. Também no Twitter

Anexo:

“8 Séculos da Língua Portuguesa” – Pagela díptica da emissão filatélica conjunta dos 8 países de expressão portuguesa, proposta pela 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação aos CTT, com a chancela da AICEP, que foi lançada na CPLP, para assinalar a abertura das Comemorações

Transcrição do Testamento de D. Afonso II

Também poderá gostar

Sem comentários