Parabéns Miguel!

 

Co-produzido pelos realizadores brasileiro Fernando Meirelles e espanhol Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, “José e Pilar” é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.

O filme foi o escolhido para representar Portugal na corrida à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, “por uma comissão composta por representantes de associações do sector, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas”, refere o ICA, em comunicado. Estreado em Portugal, Espanha e Brasil, o documentário será distribuído nos Estados Unidos pela Outsider Pictures, disse à Lusa, recentemente, o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Porém, segundo o cineasta, a estreia nos Estados Unidos só deverá acontecer em Abril. Ora, só são candidatos a uma nomeação para os Óscares de 2012 os filmes que estreiam em sala nos Estados Unidos entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011. A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que “José e Pilar” fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou, até hoje, 2.439 assinaturas.

O cineasta Miguel Gonçalves Mendes recebeu com “orgulho” a candidatura do documentário ‘José e Pilar’, da sua autoria, ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que representa “o culminar de quatro anos muito duros” de trabalho.

Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de Janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia. Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues.

Fonte: dn.pt


A eleição de “José e Pilar” para representar Portugal nos Óscares foi notícia em todo o mundo:

(“José e Pilar” no Hay Festival – La Vanguardia)
(Jornal de Paraíba – Brasil)

(Jornal de Angola)

(La Información)
(Sur Digital – Andalucía)
(El Diario Montanes)
(Diario Vasco)
(Ideal Digital)
(La Rioja)
(Diario de Navarra)
(Terra – Perú)
(Terra – Colombia)
(El Espectador – Colômbia)
(El País – Colômbia)
(La Hora – Ecuador)

(El Universal – Venezuela)
(El Universal – México)
(Vanguardia – México)

(Pulso – México)
(Variety – EUA)
(Portuguese American Journal)
(Los Oscar 2012)
(Centro de información de España – China)
(Agência Jornalística de Itália)
(La Tercera – Chile)

 

 

 

 

Fonte: Fundação José Saramago

Partilhar