2 March 2021
Santuário de Itsukushima, Património da Humanidade pela UNESCO.

Japão oferece bolsas de estudos para professores e educadores

O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudos a professores e educadores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, com o objetivo de realizar pesquisas em áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma.
O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro recebe inscrições somente dos candidatos residentes na área de sua jurisdição: Espírito Santo, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro. Os residentes em outros estados devem procurar o consulado de sua área de jurisdição.

Prazo de Inscrições: de 16/01 a 24/02 de 2017

Duração da bolsa

1 ano e meio (de outubro de 2017 a março de 2019). Não há prorrogação da bolsa. Curso de língua japonesa nos primeiros 6 meses da bolsa, para aqueles que não dominam o idioma.). Não há prorrogação da bolsa. Curso de língua japonesa nos primeiros 6 meses da bolsa, para aqueles que não dominam o idioma.

Principais Requisitos

– Nível universitário ou graduação em escola de formação de professores (magistério);
– Experiência de pelo menos 5 anos, no total, como professor de ensino fundamental ou médio, orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escolas, em área pública ou privada, na data de 01 de abril de 2017;
– Exercendo a função atualmente;
– Idade: nascidos em ou após 2 de abril de 1982;
– Nacionalidade brasileira (aqueles que possuem dupla nacionalidade, japonesa e brasileira, deverão optar pela brasileira, abdicando da japonesa).
– Conhecimento de língua inglesa ou japonesa, suficiente para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios;
– Disposição para aprender o idioma japonês e assistir a aulas nessa língua;
– Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, após o retorno na profissão;
– Boa saúde física e mental;
* Outros pré-requisitos e condições detalhadas da bolsa: ver o item 1 do Edital.

Benefícios

Passagem aérea ida e volta;
Isenção de taxas acadêmicas;
Valor mensal em dinheiro, para custear as despesas do bolsista, inclusive moradia, alimentação, transporte etc.

Clique para conhecer os critérios de seleção

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES