IX Encontro de Português Língua Estrangeira (IX PLE-RJ)

É com satisfação que comunicamos que serão realizados nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2013, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/ Brasil, o IX Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (IX PLE-RJ) e o I Seminário Internacional CELPE-Bras (I SINCELPE).

Os Encontros de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (PLE-RJ) constituem uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF)Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o intuito de reunir anualmente pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados em Português para Estrangeiros e de promover uma ampla troca de conhecimentos produzidos na área.

Os encontros, sempre organizados conjuntamente, são itinerantes e, a cada ano, ocorrem em uma das três instituições participantes. Em sua nona edição, cujo tema é Avaliação, Ensino e Pesquisa em perspectiva, objetiva-se promover discussões e trocas de experiências sobre questões relativas aos seguintes aspectos: constituição e especificidades da área, atividades de ensino e pesquisa e desafios da avaliação na contemporaneidade.

Nesta edição do PLE-RJ, o primeiro dia de evento será dedicado à realização do I SINCELPE que tem como principal meta promover um amplo diálogo entre pesquisadores, professores, coordenadores de Postos Aplicadores do Exame CELPE-Bras e estudantes sobre diferentes questões que vêm constituindo a agenda dos debates nacional e internacional na área de PLE, em especial em avaliação, com foco no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).

A ideia de proposta do I SINCELPE surgiu por ocasião do I Encontro Internacional de Formação de Coordenadores de Postos CELPE-Bras, realizado em dezembro de 2012,  em Brasília. Nessa ocasião, ficou mais evidente a necessidade de se criar um espaço de debate e reflexão acadêmicos sobre os múltiplos aspectos teóricos e práticos envolvidos em tal projeto. Além disso, merece destaque o fato de estarmos comemorando, em 2013, os 15 anos da primeira edição do Exame para obtenção do CELPE-Bras.

Os interessados em participar do IX Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (IX PLE-RJ) e do I Seminário Internacional CELPE-Bras (I SINCELPE), devem preencher o formulário de inscrição disponível em nosso site.

O prazo limite para o envio de propostas de trabalho é até 28 abril de 2013.

Contamos com a sua participação!

 

Comissão Organizadora IX PLE-RJ

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top