Instituto Internacional de Macau

0 Instituto Internacional de Macau – IIM – e uma instituição fundada e sediada em Macau, de matriz portuguesa e pendor universalista.

Foi concebido como serviço de continuidade, e em fideiidade a identidade e a vocação mais profundas de Macau – para que pretende contribuir com novas formas de projecção no futuro.

Fruto de uma complexa génese de quatro séculos, Macau moldou-se a uma metrópole de convergências e de ecumenismo, de diversas componentes culturais e religiosas. Mas foi a capacidade de operar sínteses culturais próprias que possibilitou a Macau gerar uma identidade particular e ser um factor de civilizaçãoo.

Palco do maior fenómeno de intercâmbio civilizacional conhecido na História, entre os universos europeu e chinês, Macau foi um dos centros pioneiros da unidade do Mundo e da civilização do universal.

A importância histórico-estratégica de Macau advém da sua específica vocação: porta aberta de intercâmbios universais, Macau tem uma dimensão muito maior do que a sua exígua geografia.

O IIM orientou-se, assim, para servir duas vertentes: o aprofundamento dos factores de identidade de Macau, e o prosseguimento dos factores de diferença de Macau. Ler mais

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top