28 February 2021
Neste 23 de abril, a Unesco marca o Dia Mundial do Livro. Em entrevista à Rádio ONU para uma reportagem especial, escritores de língua portuguesa afirmam que o idioma precisa de mais apoio para promoção em todo o mundo.

No Dia Mundial do Livro, escritores querem promoção do português no mundo

Autores do Brasil, de Portugal, de Angola e do Timor-Leste juntaram-se a outros profissionais da palavra também para comemorar a data que celebra ainda o Dia dos Direitos do Autor.

Papel do Português

Segundo a Unesco, os idiomas mais traduzidos são francês, alemão e espanhol. Neste ano, o Dia Mundial do Livro escolheu como tema a tradução.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o escritor angolano Alcides Sakala sugeriu uma reflexão sobre o papel do português.

“As línguas mais influentes do mundo impuseram-se, hoje, por força da capacidade política e económica dos países detentores dessas línguas. Temos, por exemplo, a língua inglesa. Talvez o que faltasse é um maior empenho dos próprios regimes instituídos no sentido de puder incentivar a necessidade da universalização da língua portuguesa”, referiu. Ler o artigo completo (Jornal do Brasil)

 

Artigo relacionado:

Também poderá gostar

Sem comentários