1 March 2021
III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa.

III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

PROGRAMA DA III CISFLPSM – 12-06 logotipo CPLP

A “III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial”, organizada pela Comissão Nacional de Timor-Leste para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a decorrer no Centro de Convenções de Díli, entre os dias 15 e 17 de junho de 2016, em Díli. O Secretario Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai estar representado pela Diretora-Geral, Georgina Benrós de Mello.

Na conferência, a Língua Portuguesa vai ser discutida em quatro eixos:
i) Português, Língua Pluricêntrica do século XXI;
ii) Ensino e Formação em Língua Portuguesa em contextos multilingues;
iii) O Potencial Económico da Língua Portuguesa;
iv) Português, Língua de Cultura, Ciência e Inovação.

As duas primeiras conferências internacionais decorreram em Brasília e em Lisboa, nas quais foram aprovados os Planos de Ação de Brasília (PAB) e de Lisboa (PALis), em 2010 e em 2013, respetivamente.

Os objetivos principais deste encontro são a promoção e difusão da Língua Portuguesa, a monitorização do grau de implementação do PAB e do PALis, a promoção do debate de cariz científico sobre os caminhos para ação futura da CPLP, ao nível metodológico e temático, com base em prioridades concertadas pelos Estados membros.

A “III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial” foi precedida de dois eventos preparatórios no ano corrente, nomeadamente, o Colóquio da Praia “Língua Portuguesa: Ações e Projeções”, em maio, e o Colóquio de Díli “A Língua Portuguesa e a Globalização”, em fevereiro.

III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa.

III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa.

Também poderá gostar

Sem comentários