27 February 2021
Hoje dia 27 de junho, faz 800 anos o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, que avulta entre os primeiros documentos escritos em língua portuguesa e que a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação escolheu como referencial para as Coemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.

Hoje dia 27 de junho o Testamento de D. Afonso II faz 800 anos.

O Testamento de D. Afonso II, que pode ser visto no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dfoi descoberto  em 1973, pelo Pe. Avelino Jesus da Costa, tendo sido publicado em 1979.
Recordamos que as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa se iniciaram a 5 de maio de 2014, por ser o Dia que a CPLP insitutiu como o Dia da Língua Portuguesa e da CPLP, e que a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação escolheu para marcar desde início o convite a que estas Comemorações se realizassem em rede em parceria e em todas as geografias, com todas as insituições e pessoas que a desejem comemorar.
Salientamos que as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, promovidas pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação em parceria com o Centro Nacional de Cultura, têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, o reconhecimento de interesse cultural do Secretário de Estado da Cultura, o apoio do Ministério da Educação e de prestigiadas instituições entre as quais,  do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, da Biblioteca Nacional de Portugal, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dos CTT-Correios de Portugal, da Fundação Oriente, da UCCLA-União de Cidades de Língua Portuguesa, do Observatório da Língua Portuguesa, do ISCTE e da Universidade do Algarve, entre outros.


Também poderá gostar

Sem comentários