“Acho que é uma bela ferramenta para professores e educadores, que me têm dado um feedback bastante grande e bastante positivo. E os pais que têm crianças destas idades também”, salienta Maria de Vasconcelos ao apresentar “As Canções da Maria“, livro/disco com 15 canções didáticas dedicadas a crianças entre os quatro e os oito anos.

“Um livro é um livro”

Numa altura em que as alternativas lúdicas e/ou didáticas para os mais novos são cada vez mais diversificadas, ainda haverá espaço para os livros? “Quero acreditar que as crianças entre os quatro e os oito anos pegam em livros e que não estão só em frente ao computador. Para já porque estar muito tempo em frente ao computador faz um mal terrível aos olhos, cansa imenso e é um hábito extremamente sedentário. É fantástico haver computadores, ainda bem, temos de viver com o nosso tempo, nada para a modernidade… mas um livro é um livro”, compara.

“Um livro é um livro” e é também uma paixão antiga, revela ainda a autora de “As Canções da Maria”: “Gosto de livros. Gosto do cheiro do papel. O sonho da vida da Bela, d’«A Bela e o Monstro», era ter uma biblioteca, e o meu também. E o cheiro dos livros, o cheiro dos cadernos no início do ano… gosto disso e espero que as crianças continuem a apreciar este tipo de objeto”.

As Canções da Maria… e companhia

Depois de apresentar algumas destas canções na escola das filhas – e de ter visto o seu efeito junto dos mais novos -, Maria de Vasconcelos decidiu partilhá-las com muitas outras. Até porque, segundo defende, é a cantar que se aprende melhor, método a que recorreu, com sucesso, desde os seus primeiros tempos de estudante. Agora volta a esses dias através das suas filhas. “Quando elas começaram a estudar e me trouxeram os conceitos para casa, revê-los para fazer as canções foi muito engraçado”, recorda. “Onde eu queria pegar era nas dificuldades dos alunos nestes primeiros anos. Há coisas que para nós são completamente óbvias e concretas e que para eles não o são de todo”, explica. Ler o artigo completo (Notícias.Sapo)

 

Visite: As canções da Maria

 

Partilhar