5 March 2021

HISTÓRIA DA COMPANHIA DE JESUS EM PORTUGAL

Uma obra pioneira e indispensável para a compreensão da importância dos jesuítas na História de Portugal e do mundo.

Maria de Deus Beites Manso

Doutorada em História, é professora auxiliar com agregação na Universidade de Évora.

Integra vários centros de investigação, em Portugal e no Brasil, de que são exemplo o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora ou o Centro de Estudos Interculturais/ISCAP.

Autora de vastíssima bibliografia, os seus trabalhos privilegiam a construção da globalização iniciada a partir do século XV, nomeadamente a expansão portuguesa, a história religiosa, da mulher/género, escravatura e mestiçagens, em especial no âmbito das culturas dos povos lusófonos.

Colabora regularmente com universidades estrangeiras, especialmente no Brasil, Espanha, Macau e Japão.

A Companhia de Jesus

Fundada por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus tornou-se numa das principais ordens religiosas no combate ao Protestantismo, na aplicação das determinações do Concílio de Trento e no estabelecimento de missões fora da Europa.

Com uma responsabilidade maior na doutrinação, desde a sua implantação no nosso país a Companhia de Jesus foi um dos agentes centrais da expansão portuguesa, revelando, desde sempre, uma notável capacidade de adaptação aos remotos lugares onde chegava com recurso a múltiplas formas de evangelização – adotando costumes locais perante civilizações e religiões complexas, na Ásia; respondendo a condutas de poligamia, em África; defrontando-se, com práticas ancestrais de antropofagia, no Brasil, onde seria edificada uma rede de ensino notável.

Da autoria de uma das mais respeitadas investigadoras portuguesas, a História da Companhia de Jesus em Portugal é não só um livro pioneiro sobre uma ordem religiosa que contribuiu de forma singular para o desenvolvimento científico da Europa e cujo legado o Papa Francisco renova, como constitui igualmente uma obra de extraordinária importância para a compreensão da História de Portugal.

jesuitas-em-portugal

Um trabalho monumental em que investigação rigorosa,  prosa feliz e exegese, heurística e hermenêutica impecáveis das fontes se unem para finalmente apresentar a nos, leitores, uma parcela do legado histórico de Portugal, parcela essa que pertence a todos nos, a toda a humanidade.

Dr. Joseph Abraham Levi, The George Washington University

Uma leitura desapaixonada sobre a presença dos jesuítas em Portugal ao longo destes quase cinco séculos, que ajuda a uma melhor compreensão do seu papel na história de Portugal e a uma visão conjunta das muitas áreas onde a sua acção se fez sentir. Bem-haja por este magnífico trabalho de síntese histórica e pelo valioso contributo que dá para um maior conhecimento da história da Companhia de Jesus em Portugal.

António Júlio Limpo Trigueiros, sj

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES