5 March 2021
O Grande Prémio de Romance e Novela APE/ Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - 2013, foi atribuído ao romance "Que Importa a Fúria do Mar", de Ana Margarida de Carvalho (Teorema).

Grande Prémio de Romance e Novela

Um júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Annabela Rita, Cândido Oliveira Martins, José Manuel de Vasconcelos, Teresa Carvalho e Vergílio Alberto Vieira, reunindo hoje, pela 3.ª vez, deliberou, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Romance e Novela APE/ Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas  – 2013, ao romance Que Importa a Fúria do Mar, de Ana Margarida de Carvalho (Teorema).

Os 107 livros admitidos ao concurso – 2.º valor mais alto de sempre, em 32 anos consecutivos –, de 72 homens e 32 mulheres (3 autores, com 2 livros cada), têm a chancela de 54 editoras, um recorde absoluto.

Nas suas 32 edições, o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, dotado com 15 000 Euros, já galardoou 28 autores, de 18 editoras, havendo apenas 4 que bisaram: Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol.

É patrocinado pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Câmara Municipal de Grândola, Fundação Calouste Gulbenkian, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Instituto Camões e Sociedade Portuguesa de Autores.

 

Nota biobibliográfica

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e viria a tornar jornalista, assinando reportagens que lhe valeram sete dos mais prestigiados prémios do jornalismo português, entre os quais o Prémio Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, do Clube dos Jornalistas do Porto ou da Casa da Imprensa. Passou pelas redacções SIC e publicou artigos na Revista Ler, no Jornal de Letras, na Marie Claire e na Visão, onde ocupa, actualmente, o cargo de Grande Repórter, e faz crítica cinematográfica no roteiro e no site de cinema oficial da revista Final Cut. Leccionou workshops de Escrita Criativa, foi jurada em vários concursos oficiais e festivais cinematográficos e é autora de reportagens reunidas em colectâneas, de crónicas, de guiões subsidiados pelo ICA e de uma peça de teatro. Que Importa a Fúria do Mar é a sua estreia no romance.

 

APE/DIRECÇÃO-GERAL DO LIVRO, DOS ARQUIVOS E DAS BILBIOTECAS – 2013

Foto: Ana Margarida de Carvalho, por Jorge Martins, in JL

Também poderá gostar

Sem comentários