A Pesquisa por Voz já está disponível em 29 línguas, e hoje, a Google anuncia suporte a 13 novas línguas para utilizadores Android – fazendo crescer o total para 42 idiomas e sotaques em 46 países. De facto, 100 milhões de novos utilizadores podem usar Pesquisa por Voz, incluindo bascos, búlgaros, catalães, portugueses, finlandeses, galegos, húngaros, islandeses, noruegueses, romenos, sérvios, eslovacos e suecos

Cada novo idioma requer que sejam recolhidas centenas de milhares de declarações de voluntários, e, embora a Google esteja já a trabalhar no reconhecimento da voz há vários anos, adicionar estas novas línguas levou os engenheiros e cientistas a enfrentar desafios únicos.

Enquanto que idiomas como o romeno basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras. Os cientistas da Google construíram um sistema de aprendizagem com base nesses dados de forma a prever como outras palavras suecas seriam pronunciadas.

Para poder começar a utilizar o Google Pesquisa por Voz depende do tipo de telefone que dispõe. Se o seu telefone «corre» em Android 2.2 ou posterior, e visualiza o ícone do microfone no widget de pesquisa da Google no seu ecrã, basta tocar no ícone para começar a pesquisar por voz. Caso contrário, pode instalar a aplicação Pesquisa por Voz do Google Play. É importante destacar que só é possível ao utilizador falar uma língua para a aplicação de cada vez, sendo talvez necessário alterar as configurações de idioma para usar um destes novos idiomas. Ler o artigo completo.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar