Macau, China, 29 set (Lusa) – Música, cinema e gastronomia são algumas das iniciativas da Semana da Cultura Indo-Portuguesa a decorrer em Goa até novembro para “mostrar um Portugal moderno” e “manter a ligação ao país”, disse à agência Lusa o cônsul Rui Carvalho Baceira.
“Queremos atrair as novas gerações de famílias ligadas a Portugal (…) e queremos mostrar à sociedade goesa que há um Portugal moderno, do século XXI. Com música, exposições e gastronomia queremos que Goa seja uma ponte entre Lisboa e Nova Deli”, afirmou.
A oitava edição da semana cultural arrancou no domingo, com uma exposição de pintura do artista indiano Deviprasad Rao intitulada “Lisbon Calling”, que esteve patente até quinta-feira.
“Esta exposição foi muito interessante porque retrata Lisboa e é um artista indiano que retrata Lisboa, e isto é um elemento muito interessante para este tipo de intercâmbios culturais e sessões artísticas”, disse.
O cônsul Rui Carvalho Baceira explicou que Goa é um estado muito distinto em todo o território indiano, atendendo aos 500 anos da cultura e presença portuguesa.
“Apesar de a administração portuguesa já não estar em Goa desde 1961, há muitas famílias que estão ligadas cultural e linguisticamente ao nosso país. E nós tentamos fazer estas atividades todos os anos, para não deixar cair esta presença e, por outro lado, para manter a ligação destas famílias ao nosso país, que de facto mantêm um enorme interesse pela cultura portuguesa aos mais diversos níveis”, adiantou.
Por questões logísticas, a “semana cultural” está dividida por várias datas, em iniciativas a decorrer nas cidades de Pangim e Margão.
Esta sexta-feira, 30 de setembro, vai decorrer o festival da canção portuguesa “Vem Cantar”, apoiado pela Fundação Oriente e outras entidades, incluindo o consulado de Portugal.
Já em outubro, entre 06 e 09, vai realizar-se a oitava edição do festival de cinema lusófono, com seis filmes confirmados de Portugal: “Quatro de Copas”; “Voltados do Avesso”; “Florbela”, “Inimigos sem Rosto”, “Gelo” e “Cinzento e Negro”.
Para novembro está agendada uma mostra de música e de gastronomia portuguesa, que conta com o ‘chef’ Fábio Bernardino. Segue-se um concurso de fado e, finalmente, um concurso de escrita de poesia em português.
A Semana da Cultura Indo-Portuguesa é uma iniciativa apoiada por entidades locais como os clubes associativos Vasco da Gama, Nacional e Harmonia, e a Indo-Portuguese Friendship Society, além do Consulado de Portugal, Fundação Oriente, e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.