Luanda, 26 abr 2021 (Lusa) – O Fórum PALOP vai reunir na terça-feira os presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial para apreciar a adesão de Timor-Leste e Guiné Equatorial à comunidade de países de língua portuguesa.

O encontro realiza-se, de forma virtual, em Luanda, sendo atualmente Angola que ocupa a liderança do Fórum PALOP e na cimeira de terça-feira será revezada na presidência rotativa pela República de Cabo Verde, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente angolano, João Lourenço.

Da agenda do Fórum, um mecanismo de concertação dos PALOP, constam a apreciação e aprovação da resolução que formaliza a adesão da República de Timor-Leste a membro observador deste órgão e uma outra resolução que torna a República da Guiné Equatorial membro de pleno direito, entre outros pontos.

A Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola, aderiu à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014, juntando-se ao Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

RCR // JH – Lusa/fim

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar