Biblioteca Digital Macau-China

Criado pelo Observatório da China com a colaboração ativa da Biblioteca Nacional, tem o apoio da UCCLA e é patrocinado pela Fundação Macau.

Biblioteca Digital Macau-China possui as descrições portuguesas escritas entre os Séculos XVI e XIX, fundamentais para a História de Macau e do seu papel no Mundo, que foi pioneiro no relacionamento de charneira entre o Ocidente e a China. Mas possui igualmente descrições sobre todos os continentes e mares navegados pelos Portugueses, pois o critério de seleção dos livros e documentos (os quais estão totalmente digitalizados, da capa à contracapa) desta Biblioteca é que tenham a palavra Macau ou China, pelo menos uma vez na totalidade da obra, isso significa que a Biblioteca inclui, para além de monografias, as crónicas e as histórias de Portugal redigidas entre o século XVI e XIX, ainda que a maioria doas suas páginas sejam dedicadas às descrições da Europa, da África, da América, e só algumas páginas sejam sobre a Ásia.

A Biblioteca Digital Macau-China é um instrumento importante para o estudo da história e do património histórico e intelectual de África, do Brasil e do Oriente em geral; tem um formato digital de grafismo claro, com acesso simples, mas muito apelativo visualmente, mas rigorosa e científica. A consulta na Biblioteca Digital Macau-China é online e gratuita a todos os utilizadores nacionais ou internacionais. A documentação história e respetivo conteúdo é disponibilizado e acessível através de 4 diferentes formas de consulta:

  • Nome dos autores das obras;
  • Título da obra;
  • Data de edição da obra;
  • Novidades (últimas obras a serem incorporadas nesta biblioteca).

Clique na imagem para aceder
A Biblioteca está em contínuo desenvolvimento, pode ser consultada em 4 línguas diferentes – português, mandarim, inglês e francês (durante a atual 4ª fase). Atualmente a Biblioteca Digital disponibiliza cerca de 200 mil páginas de Livros e manuscritos completos, publicações periódicas, cartografias e, recentemente, edições críticas, acompanhando o património cultural e histórico do século XVI ao XX.

Esta plataforma tem vindo a permitir a consulta e o download nos respetivos computadores pessoais, por parte de estudantes de vários níveis escolares e instituições universitárias – asiáticas, europeias, americanas e africanas – para desenvolverem os seus trabalhos de pesquisa com mais comodidade e acessibilidade.

A Biblioteca constitui-se como mais um instrumento pedagógico ao serviço da comunidade escolar (secundária e universitária) e dos leitores em geral. Tem, como grande vantagem, permitir o acesso direto, internacional e imediato a fontes históricas até agora, maioritariamente só acessíveis nos arquivos portugueses ou em edições de difícil acesso. Por outro lado, ao serem digitalizadas, pela primeira vez, muitas destas obras passam, automaticamente, a ser preservadas da degradação natural do tempo, garantindo a sua salvaguarda para a leitura e instrução das gerações vindouras.

Direção Científica de Rui Lourido, Historiador

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top