O jornal espanhol El País desenvolveu um infográfico com mapa interactivo, muito bem elaborado, onde podemos consultar os fluxos migratórios em todo o mundo.Fluxos migratórios

No mapa, podemos observar as tendências migratórias mundiais ao longo do tempo, podendo a pesquisa ser refinada a um dado local, com dados de entrada e saída de migrantes nesse respectivo país. Os dados são muito abrangentes no tempo da amostra, a análise pode ser feita desde 1990 até 2013.

Estes são alguns dados referentes a portugueses espalhados pelo mundo fora. França continua a ser o país com mais portugueses, e o Reino Unido, Espanha, Suíça e Luxemburgo foram os que mais viram chegar portugueses nos últimos 23 anos.

Emigração de portugueses

 Os dados são provenientes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais (DESA) das Nações Unidas e podem ser consultados aqui. Estes números não incluem luso-descendentes. Portugueses e luso-descendentes até à terceira geração espalhados pelo mundo são mais de 30 milhões. Muitos destes números são recolhidos e estimados pelas entidades envolvidas.

Fonte: Emigrar

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar