Filme “Voo da Borboleta Amarela”: Lauro Moreira interpreta Rubem Braga

Minhas amigas e meus amigos, esse belo filme de Jorge Oliveira e Ana Maria Rocha sobre a vida e a obra de nosso grande cronista Rubem Braga, no qual tive o prazer de atuar, obteve um extraordinário sucesso no FAM, o maior festival de cinema do Mercosul. Mais tarde, ganhou o prêmio de Melhor Documentário em Lisboa, no FESTIN, o importante festival internacional de cinema em Língua Portuguesa.
Agora, voltará a ser exibido em Lisboa, no Cine Turim (Benfica), no próximo dia 4 de maio, sábado, às 17h, na programação da Mostra de Filmes Brasileiros.
Não deixem de ver!Abraços!

Lauro Moreira, Presidente do Observatório da Língua Portuguesa


O documentário conta a história de Braga, cujo sobrenome veio da cidade portuguesa onde os pais dele nasceram, de trás para frente. Ou seja, começa pouco antes de sua morte e vai até o início da adolescência. Na fase madura, o escritor e jornalista — que, em 1932, cobriu a Revolução Constitucionalista para os Diários Associados, ao qual pertence o Correio, e, logo depois, assumiu a página policial do Diário de Pernambuco — é interpretado pelo ator brasiliense Lauro Moreira, diplomata aposentado e amigo de Braga. “É impressionante como eles ficaram parecidos”, destaca a produtora.


Contar a vida desse cronista, escritor, poeta, suas aventuras amorosas e sua influência na política brasileira foi um desafio para o diretor e roteirista que contou com a participação de três atores para interpretar o personagem no longo período abordado no filme. O filme tem a participação especial do ex-embaixador e ator Lauro Moreira, que interpreta Rubem Braga na maturidade, com quem tinha vários pontos em comum por ter sido próximo dele no Rio de Janeiro onde, em 1950, levou ao teatro a crônica “Ai de Ti Copacabana”.

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top