Fátima, 18 nov (Lusa) – A primeira edição do Festival Literário de Fátima “Tabula Rasa” começa hoje, com um conjunto de iniciativas de reflexão e promoção da leitura, com destaque para a homenagem ao ensaísta Eduardo Lourenço, a quem entrega o Prémio Vida e Obra.

Organizado pela Junta de Freguesia de Fátima, “Tabula Rasa” decorre entre 18 e 22 de novembro e é a primeira grande atividade integrada no programa comemorativo da sociedade civil, para assinalar o centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, em 2017.

Nesta edição de estreia, sob o tema “A Literatura e a Filosofia”, o festival reúne em Fátima alguns dos principais escritores e pensadores da atualidade do mundo lusófono, nas áreas da cultura, da literatura e da filosofia.

Afonso Cruz, Richard Zimler, João Tordo, Anselmo Borges, Miguel Real, Ximenes Belo, Fernando Dacosta, Constança Marcondes César e Jorge Reis-Sá são alguns dos autores participantes no festival.

“Pensamos ter reunido um painel muito interessante e esperamos a adesão da população de Fátima e de outras pessoas interessadas em ouvir alguns destes convidados”, disse à Lusa o diretor do festival, Eugénio Lucas.

A par das mesas-redondas, conferências e apresentações de livros, ao longo dos cinco dias da iniciativa haverá espaço para música, dança, fotografia, vídeo e atividades para o público infantojuvenil.

As diferentes ações realizam-se no Colégio de São Miguel, no Centro de Estudos de Fátima e no Hotel Santa Maria, uma escolha que, sublinha o diretor, obedeceu a uma intenção concreta.

“Dois dias do festival decorrem em colégios de Fátima, para conseguirmos uma proximidade maior com os estudantes. Todas as atividades são abertas à população em geral, mas importa colocar a comunidade estudantil em contacto com a literatura e filosofia, para perceberem que é muito importante discutir, ter opinião e discuti-la em público”.

“Tabula Rasa” será bienal e, nesta primeira edição, destacará o pensador Eduardo Lourenço, a quem será entregue o Grande Prémio Vida e Obra, domingo, juntamente com os vencedores nas categorias de Literatura Infantojuvenil, Poesia, Ficção e Filosofia.

MLE (SYR) // MAG – Lusa/fim
Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Eugénio Lucas (Presidente da Assembleia Geral de Fátima), Miguel Real, Paulo Fonseca (Presidente da Câmara de Ourém) e Renato Epifânio (Presidente do MIL e Comissário do Festival)

Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Eugénio Lucas (Presidente da Assembleia Geral de Fátima), Miguel Real, Paulo Fonseca (Presidente da Câmara de Ourém) e Renato Epifânio (Presidente do MIL e Comissário do Festival)

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar