Exame Informática elege CEO da Priberam como “Personalidade do ano”

Os prémios da revista Exame Informática foram entregues numa cerimónia realizada no Instituto Superior Técnico

Lisboa, 10 de maio de 2019 – Carlos Amaral*, um dos fundadores da Priberam e CEO da empresa, foi eleito “Personalidade do Ano” pela revista Exame Informática, no âmbito dos prémios anuais “O Melhor do Portugal Tecnológico”.

O galardão foi atribuído por um júri formado pelo José Tribolet, presidente do INESC, Pedro Veiga, professor catedrático da Universidade de Lisboa, Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, e Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática.

O Prof. José Tribolet, ao entregar o galardão a Carlos Amaral, salientou que o prémio distingue este ano “alguém que tem um papel muito importante na história da língua portuguesa” e a quem o júri “reconhece o pioneirismo, a capacidade, engenho e perseverança neste longo percurso, que é uma referência numa área tão especializada e importante”.

Por seu lado, ao aceitar esta distinção, Carlos Amaral sublinhou que considera que “este é um prémio da Priberam e da equipa de gestão da Priberam, com quem fizemos o percurso ao longo dos 30 anos que comemoramos este ano”.

Carlos Amaral salientou ainda a “coincidência feliz” de o prémio ter sido entregue este ano no IST, uma vez “que é não só a minha escola, como a da maioria das pessoas que trabalham connosco”.

“Nós mantemos uma grande cultura de investigação e inovação, uma coisa que aprendemos no INESC, ainda antes da fundação da Priberam, e, hoje em dia, a maior parte das pessoas – desde a Investigação & Desenvolvimento à área comercial – são todas formadas no Técnico, o que torna o prémio hoje aqui atribuído ainda mais saboroso”, explicou Carlos Amaral.

Há mais de uma década que a Exame Informática distingue as empresas e personalidades que em Portugal fazem mais pela Ciência e pela Tecnologia.

Todos os prémios atribuídos são da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática, exceto o prémio “Personalidade” que é definido por um júri convidado e composto, além do diretor da Exame Informática, Pedro Oliveira, pelo Prof. José Tribolet, Prof. Pedro Veiga e Prof. Arlindo Oliveira.

Carlos Amaral e José Tribolet

Mais informações: www.priberam.com e http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-05-09-Premios-Os-Melhores-do-Portugal-Tecnologico-conheca-a-lista-de-vencedores-1
Fotos e vídeos de alta resolução:
https://fotos.aempress.com/Priberam/Pr%C3%A9mio-Exame-Inform%C3%A1tica/

* Carlos Amaral é membro do Conselho Diretivo do Observatório da Língua Portuguesa

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top