Os prémios da revista Exame Informática foram entregues numa cerimónia realizada no Instituto Superior Técnico

Lisboa, 10 de maio de 2019 – Carlos Amaral*, um dos fundadores da Priberam e CEO da empresa, foi eleito “Personalidade do Ano” pela revista Exame Informática, no âmbito dos prémios anuais “O Melhor do Portugal Tecnológico”.

O galardão foi atribuído por um júri formado pelo José Tribolet, presidente do INESC, Pedro Veiga, professor catedrático da Universidade de Lisboa, Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, e Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática.

O Prof. José Tribolet, ao entregar o galardão a Carlos Amaral, salientou que o prémio distingue este ano “alguém que tem um papel muito importante na história da língua portuguesa” e a quem o júri “reconhece o pioneirismo, a capacidade, engenho e perseverança neste longo percurso, que é uma referência numa área tão especializada e importante”.

Por seu lado, ao aceitar esta distinção, Carlos Amaral sublinhou que considera que “este é um prémio da Priberam e da equipa de gestão da Priberam, com quem fizemos o percurso ao longo dos 30 anos que comemoramos este ano”.

Carlos Amaral salientou ainda a “coincidência feliz” de o prémio ter sido entregue este ano no IST, uma vez “que é não só a minha escola, como a da maioria das pessoas que trabalham connosco”.

“Nós mantemos uma grande cultura de investigação e inovação, uma coisa que aprendemos no INESC, ainda antes da fundação da Priberam, e, hoje em dia, a maior parte das pessoas – desde a Investigação & Desenvolvimento à área comercial – são todas formadas no Técnico, o que torna o prémio hoje aqui atribuído ainda mais saboroso”, explicou Carlos Amaral.

Há mais de uma década que a Exame Informática distingue as empresas e personalidades que em Portugal fazem mais pela Ciência e pela Tecnologia.

Todos os prémios atribuídos são da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática, exceto o prémio “Personalidade” que é definido por um júri convidado e composto, além do diretor da Exame Informática, Pedro Oliveira, pelo Prof. José Tribolet, Prof. Pedro Veiga e Prof. Arlindo Oliveira.

Carlos Amaral e José Tribolet

Mais informações: www.priberam.com e http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-05-09-Premios-Os-Melhores-do-Portugal-Tecnologico-conheca-a-lista-de-vencedores-1
Fotos e vídeos de alta resolução:
https://fotos.aempress.com/Priberam/Pr%C3%A9mio-Exame-Inform%C3%A1tica/

* Carlos Amaral é membro do Conselho Diretivo do Observatório da Língua Portuguesa

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar