Lisboa, 18 out (Lusa) – O embaixador brasileiro Lauro Moreira foi distinguido com o Prémio José Aparecido de Oliveira, anunciou hoje, na sua página na Internet, o Observatório da Língua Portuguesa.

Lauro Moreira foi o primeiro embaixador do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 2006 e 2010, e é Presidente do Conselho Diretivo do Observatório da Língua Portuguesa.

O prémio foi também atribuído ao antigo chefe de Estado de Portugal Jorge Sampaio e a Carlos Lopes, antigo secretário executivo da Comissão Económica da ONU para África.

Segundo o Observatório da Língua Portuguesa, o prémio José Aparecido de Oliveira foi atribuído pela primeira vez em 2012 em Maputo ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a IX Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Em 2014, na sua segunda edição, o prémio foi atribuído ao antigo primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão e à igreja Católica timorense.

“O prémio pode ser atribuído a personalidade e instituições cujo contributo, no âmbito da materialização dos princípios, valores e objetivos da CPLP, seja considerado relevante”, refere o Observatório da Língua Portuguesa.

A distinção pode também ser atribuída a um “autor de estudos e trabalhos de investigação no âmbito dos princípios, valores e objetivos da CPLP”, acrescenta.

MSE // EL – Lusa/Fim
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar