O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente hoje no auditório do Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol, por ocasião da cerimónia de entrega do diploma referente ao ‘Prémio John Dos Passos 2019’, instituído pelo Governo Regional, atribuído ao professor Onésimo Teotónio Almeida.

A obra premiada foi “O Século dos Prodígios: a Ciência no Portugal da Expansão”, na modalidade de Ensaio. Editada pela Quetzal, reúne um conjunto de ensaios sobre o papel que Portugal e os portugueses desempenharam nos séculos XV e XVI, debruçando-se sobre o caráter pioneiro da ciência portuguesa naquela época. A obra procura revisitar os anos de ouro da história portuguesa e a revelação de como, durante o “período da Expansão” surgiu e cresceu um núcleo de pensamento e trabalho científico pioneiros, que tornou possíveis as viagens desses séculos.

JM Madeira| 07/09/2021

Onésimo Teotónio Pereira de Almeida – Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA). Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning. Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam. Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido. É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar