A lista dos deputados que integram os dois parlamentos, conforme decisão da sessão parlamentar de Dezembro, foi publicada no boletim oficial desta semana, que confirma uma nova constituição da delegação nacional nos dois fóruns.

O deputado Felisberto Vieira, actual líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) substitui o seu antecessor José Manuel Andrade na Assembleia Parlamentar da CPLP, que integra, também, o líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, maior partido da oposição), Fernando Elísio Freire de Andrade, Mário Silva (MpD), além de Armindo Maurício e Graça Sanches, ambos do PAICV.

Felisberto Vieira deixa, assim, o Parlamento Pan-Africano, entrando em seu lugar Estevão Rodrigues para a deputação de Cabo Verde da qual fazem ainda parte Lívio Lopes e Justiniano Sena, do PAICV, e Jorge Santos e Janine Lélis do MpD.

A Assembleia Parlamentar da CPLP, instituída pelo XII Conselho de Ministros, em Novembro de 2007, em Lisboa, é o órgão que reúne as representações de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados eleitorais das eleições legislativas dos respetivos países.

O Parlamento Pan-Africano é o órgão legislativo da União Africana, que foi inaugurado em Março de 2004, em Adis Abeba (Etiópia).

Durante os primeiros cinco anos da sua existência, teve apenas as funções de verificar o funcionamento dos outros parlamentos africanos, mas, atualmente, passou a ter poderes legislativos, com 265 deputados eleitos pelas legislaturas de 53 estados-membros da organização.

CLI // APN – Lusa/Fim

Foto: Representantes dos vários países da CPLP, durante a cerimónia de abertura da III Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Díli, Timor-Leste, 21 de setembro de 2011. ANTONIO AMARAL / LUSA

 

 


A Assembleia Parlamentar é o órgão que reúne as representações de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados eleitorais das eleições legislativas dos respectivos países.
A Assembleia Parlamentar da CPLP foi instituída pelo XII Conselho de Ministros, que decorreu em Novembro de 2007, em Lisboa.

Saber mais»

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar