1 March 2021
Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2013, ocorre o Congresso sobre a Língua Portuguesa nos Estados Unidos da América, promovido pela Universidade da Geórgia, no sudeste do país.

Congresso na Universidade da Geórgia

O local das apresentações do congresso será o Georgia Center (Centro de Conferências e Hotel da Universidade da Geórgia), mas as palestras do primeiro dia ocorrerão na Biblioteca de Coleções Especiais da Universidade da Geórgia – instalado na cidade de Athens, nordeste da Geórgia.

O evento está a cargo do Departamento de Línguas Românicas da Universidade da Geórgia. Entre as sessões com diversos académicos e especialistas de Linguística Portuguesa, haverá quatro apresentações plenárias.

Na primeira plenária, na quinta-feira, dia 14, Antônio Carlos Sartini apresenta o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, instituição da qual é diretor-executivo.

Na manhã da sexta-feira, dia 15, no Georgia Center, ocorre a segunda plenária sobre o Corpus Tycho Brahe de Português Histórico, a ser ministrada pela professora Charlotte Galves, da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

A terceira plenária, à tarde, será sobre a ausência de marcador diferencial de objeto na Língua Portuguesa (mas presente em outras línguas neolatinas, como o espanhol, por exemplo), apresentada pelo professor Scott Schwenter, da Universidade do Estado de Ohio.

E no sábado, dia 16, também no Georgia Center, a plenária sobre as dependências sintáticas do português como falado na Europa, apresentada pelo professor João Costa, da Universidade Nova de Lisboa.

Durante o congresso, haverá diversas apresentações de investigadores – vindos dos Estados Unidos, do Brasil, de Portugal e de Moçambique – sobre  assuntos linguísticos do português:
• Na quinta-feira, dia 14: sintaxe; fonologia; variação linguística; padronização e léxico; funções sintáticas.
• Na sexta-feira, dia 15: semântica; pragmática; proficiência e ensino do Português como Língua de Herança.
• No sábado, dia 16: linguística aplicada voltada ao Ensino de Português; mudanças sintáticas; aprendizado de português e percepções transculturais; mudança e variação regional (sobretudo do português no Brasil); corpus linguístico de português.

O comité organizador do Congresso de Linguística Portuguesa é composto pelos professores Pilar Chamorro e Timothy Gupton, da Universidade da Geórgia, e Patrícia Amaral, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Ler o artigo completo.

• Clique aqui para descarregar a programação do Congresso de Linguística Portuguesa da Universidade da Geórgia (EUA) – 14 a 16 de novembro de 2013.


Também poderá gostar

Sem comentários