Congresso “Índia e o Mercado Lusófono”

A Sociedade Lusófona de Goa (LSG), organiza, em colaboração com a CII – Confederação da Indústria Indiana, o IdEA – Instituto de Estudos Asiáticos e a AAPI – Associação de Amizade Portugal – Índia,  o Congresso internacional “Índia e o Mercado Lusófono” em 14 e 15 de Janeiro 2014 em Goa, Índia.

O Congresso será um importante meio de conhecimento dos países, da sua economia, das potencialidades e constrangimentos, permitindo travar conhecimento com empresários no sentido de elevar o nivel de colaboração, mediante parcerias, entre empresas indianas e dos diversos países de língua portuguesa.

O português é um dos principais idiomas do mundo, com perto de 250 milhões de falantes. É a quinta língua mais falada e a língua oficial de oito países nos quatro continentes: seis na África (Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), um na Europa (Portugal), um na América do Sul (Brasil) e um na Ásia (Timor-Leste). Também continua a ser uma língua oficial em Macau.

A Índia está a realizar avanços notáveis em muitos campos como as Tecnologias de Informação, Farmacêutica, Turismo Médico, Produtos industriais e de transporte, Equipamentos eletrónicos, etc., procurando, por outro lado, importar diversos bens e serviços como produtos agrícolas, minerais, combustíveis, materiais de construção, etc.

A intensidade do Comércio entre a Índia e os países africanos tem vindo a crescer acentuadamente; também os investimentos indianos na África. Tudo isto ajudou os dois grupos a desenvolverem melhor as suas capacidades e riqueza. Contudo, muito mais se pode ainda fazer no sentido de se apoiarem no seu desenvolvimento. Prevê-se que o comércio Índia-África ultrapasse os $100.000 milhões em 2015.

O objetivo da organização é oferecer um Congresso moderno e atraente juntando instituições de negócio, instituições empresariais sociais, da Índia e do mundo lusófono.

Local do Congresso

O Congresso realiza-se em Panjim, capital de Goa, na Kala Academy.

O local não podia ser melhor: Goa! Goa é muito procurada por indianos e estrangeiros, para uma estadia tranquila e relaxante, desfrutando das suas praias paradisíacas, com um bom sol e deliciosa gastronomia. Goa recebe anualmente mais de 600 mil turistas estrangeiros e 2, 7 milhões de turistas indianos.

A Kala Academy, localizada em Campal, Panjim, é uma instituição mantida pelo Governo de Goa onde se realizam festivais, exposições, eventos culturais, congressos, workshops e seminários.

Panjim dista apenas cerca de 30 km do aeroporto de Dabolim em Goa. E entre o aeroporto de Dabolim e o de Mumbai há diarimente mais de 20 voos comerciais, com menos de 1 hora de duração.

Ideias-chave do Congresso:

– Plataforma comum. O Congresso é uma primeira tentativa de estabelecer uma plataforma global comum para negócios entre a Índia e os países lusófonos. O comércio bilateral limita o potencial de negócios entre a Índia e as 250 milhões de pessoas dos países lusófonos que falam português.

– Negócio responsável. Negócios mais responsáveis podem promover um crescimento acrescido na Índia e nos países lusófonos. O negócio social, conforme definido pelo prémio Nobel da paz Muhammad Yunus, deve centrar-se no fornecimento de um produto e/ou serviço com caraterísticas específicas de natureza social, ética e ambiental. Este é também um dos principais objetivos deste Congresso.

– Reforçar a economia e a coesão social. O Congresso deve contribuir para melhorar a economia, comércio e a coesão social na Índia. Os contatos estabelecidos durante o Congresso deverão contribuir para promover o investimento em diversos setores (indústria, comércio, turismo e serviços).

– Promoção da coesão social em Goa. Para promover a coesão social em Goa incluímos uma taxa de registo especial de 1, 000 Rs para cidadãos indianos e de Rs. 500 para estudantes indianos (número limitado).

Áreas cobertas pelos participantes atuais:

Os delegados de empresas indianas e de países de língua portuguesa manifestaram o desejo de encontrar parceiros de negócio nas seguintes áreas (as áreas serão continuamente atualizadas):

  • Produtos farmacêuticos, ortopédicos, veterinários e infantis;
  • Hospitais (produtos e serviços)
  • Embalagens para empacotamento de sal;
  • Materiais de pesca;
  • Banca e investimento
  • Eletricidade (equipamento, instrumentos, serviços), assistência técnica (eléctrica, diesel, óleos hidráulicos, geradores, climatização e contratação de pessoal altamente qualificado para as áreas referidas);
  • Hidráulica tais como bombas de sucção, medidores de volume;
  • Componentes e peças em alumínio, latão e ferro fundido;
  • Refrigeração e ar condicionado: design e serviços;
  • Tecnologia de soldadura e brasagem;
  • Produtos financeiros e de investimento;
  • Fornecimento de pneus; reciclagem de pneus;
  • Tractores agrícolas e acessórios;
  • Projetos e soluções de Logistica;
  • Assistência na importação e exportação;
    Tecnologias de informação e software;
  • Rede de frio, refrigeração…
  • etc.

 

 

 

 

 

Programa preliminar

O Congresso terá uma sessão plenária num salão principal e “Face-to-face” business networking numa sala separada, adjacente ao salão principal. Ambas as sessões serão realizados em 14 e 15 de janeiro na Kala Academy em Panjim.

Os eventos sociais serão realizados em 14 e 15 de janeiro.

Uma excursão pós-congresso de um dia será realizada em 16 de janeiro.

Sessão plenária

A sessão plenária terá uma sessão inaugural, comunicações principais, um painel de países e comunicações mais breves.

Sessão inaugural

Foram enviados convites ao Sr. Anand Sharma, ministro da União responsável pelo Comércio e Indústria e Têxteis (por confirmar), ao Sr Manohar Parrikar, ministro-chefe de Goa (por confirmar), e outros ministros de Goa. Foram igualmente convidados dignitários dos países lusófonos assim como os embaixadores dos países lusófonos na Índia. O embaixador português na Índia, Dr. Jorge Rosa de Oliveira já confirmou. Dr Jitendra Nath Misra, embaixador da Índia (designado) em Portugal foi também convidado. Ler mais »

 

Inscreva-se no Congresso aqui por favor

Para ir para a página principal do Congresso clique aqui por favor.

Sociedade Lusófona de Goa (LSG)
info@lusophonegoa.org
www.lusophonegoa.org

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top