Se compararmos a CPLP com as regiões económicas em que se integram os seus Estados Membros, a CPLP regista um valor reduzido, com apenas o 6º rácio nas trocas entre Estados Membros, medido pelo peso das exportações sobre o PIB dos espaços da integração económica analisados. Neste índice, o nível de integração é liderado pela União Europeia, sendo seguido pela ASEAN e pela SADC.

Este valor evidencia que, apesar de os países da CPLP se encontrarem geograficamente distantes, têm uma ampla margem de progressão das suas relações económicas dada a vontade comum dos seus estados membros, a facilidade de comunicação e os fortes laços culturais existentes, o que diferencia esta comunidade dos demais espaços de integração económica e revela o seu forte potencial de integração e crescimento económico.

Comunidades economicas

Apesar de apresentar o 4º maior valor de exportações intrarregião (16.283 milhões de dólares) as exportações da CPLP representam apenas 0,62% do PIB dos países que compõem a comunidade. Adicionalmente, a CPLP regista um crescimento anual médio das exportações intrarregião (8,12% por ano) superior a qualquer outro verificado nas demais regiões analisadas.

evoluçao do comercio

Fonte: AIP
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar