“A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital” é o tema do Colóquio Internacional que acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril, em Guaramiranga (CE). Organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Unilab e o Conselho Nacional de Educação, o evento tem apoio financeiro da Assessoria Internacional do Ministério da Educação e da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) do Itamaraty.

Como parte dos preparativos para o Colóquio, a Unilab recebeu a visita do diretor executivo do IILP, o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, professor doutor em linguística, que assumiu a direção do IILP em outubro de 2010. Acompanhado da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, Stela Meneghel, ele conheceu as instalações da Unilab no campus da Liberdade, em Redenção (CE) e também o Convento dos Capuchinhos em Guaramiranga, local de realização do Colóquio.

Segundo Gilvan Müller, a programação ainda está sendo finalizada, mas, já é certa a participação de Daniel Pimienta, diretor da ONG Funredes, sediada na República Dominicana. Especialista no tema, ele fará a conferência principal do Colóquio e, na ocasião, mostrará um panorama detalhado sobre a situação da língua portuguesa na internet, hoje a quinta língua mais utilizada na rede mundial de computadores, somando um total de 221 milhões de falantes.

Além de Pimienta, cada um dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enviará um especialista da área para os debates. Também estarão presentes os integrantes do grupo que elabora o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum do Português (VOC), cuja primeira etapa – agregando Brasil e Portugal – será finalizada em julho deste ano, em Maputo (Moçambique). Já a segunda etapa, agregando todos os outros países da CPLP, está prevista para encerrar dois anos depois, em julho de 2014.

Plano de Ação de Brasília

O Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital integra uma série de debates sobre a língua portuguesa promovidos pelo IILP, num desdobramento da “I Conferência internacional sobre o futuro do português no sistema mundial”, realizada pelo governo brasileiro, em abril de 2010, em Brasília, com todos os países membros da CPLP. Na ocasião, foi lançado o Plano de Ação de Brasília (PAB) para a promoção, difusão e a projeção da língua portuguesa.

Na foto: Pró-reitora Stela Meneghel e Gilvan Müller, diretor executivo do IILP

Ler o artigo completo (UNILAB)

Partilhar